São Paulo sofre, mas segura 0 a 0 contra o Botafogo pelas quartas de final da Libertadores

18

O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Botafogo nesta quarta-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela ida das quartas de final da Libertadores. O Tricolor sofreu ao longo dos 90 minutos, vendo os donos da casa terem o controle absoluto do jogo e criando inúmeras oportunidades de gol, mas conseguiu sair de campo sem ser vazado.

São Paulo e Botafogo voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, jogo que definirá o classificado para a semifinal da Libertadores. Quem passar desse confronto enfrentará o vencedor do duelo entre Flamengo e Peñarol, do Uruguai.

O São Paulo volta a entrar em campo no próximo domingo, quando recebe o Internacional, no Morumbis, às 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo, por sua vez, terá pela frente o clássico contra o Fluminense, sábado, às 18h30, no Maracanã, também pela competição nacional.

Massacre do Botafogo no 1º tempo

Publicidade

O Botafogo mandou no jogo no primeiro tempo. Embalado pela grande festa de sua torcida, a equipe comandada pelo técnico Arthur Jorge foi para cima do São Paulo e criou inúmeras oportunidades claras de gol, não correndo qualquer perigo ao longo dos 45 minutos iniciais.

A primeira grande chance do Botafogo aconteceu aos 12 minutos, quando Luiz Henrique recebeu pela esquerda, levou para dentro e tocou de calcanhar para Vitinho, que, de primeira, cruzou rasteiro para Almada chegar batendo de primeira, livre dentro da área, mandando à direita do gol de Rafael.

Mais tarde, aos 27, Savarino cobrou escanteio na medida, e Bastos subiu com liberdade na marca do pênalti para cabecear em direção ao ângulo direito de Rafael, mas a bola passou por cima do travessão.

Mas, foi na reta final do primeiro tempo que o Botafogo enfileirou grandes chances. Aos 34, Savarino recebeu de Luiz Henrique pela esquerda, levou para o meio, se livrando da marcação de Alan Franco, e bateu no ângulo, carimbando o travessão do goleiro Rafael.

Pouco depois, aos 39, Igor Jesus recebeu dentro da área e bateu cruzado, tirando tinta da trave. Dois minutos depois foi a vez de Almada sair em contra-ataque e arriscar da entrada da área, também mandando para fora.

Antes do intervalo, Luiz Henrique ainda teve outra oportunidade de ouro para garantir a merecida vantagem do Botafogo. Aos 43 minutos, o atacante recebeu de Vitinho, dentro da área, e saiu cara a cara com Rafael, batendo por cima do gol e desperdiçando outra excelente chance de abrir o placar.

Zubeldía muda o time

Com a falta de controle do jogo por parte do São Paulo, o técnico Luis Zubeldía decidiu fazer a primeira substituição antes dos 15 minutos do segundo tempo. O experiente Rafinha deixou o campo para a entrada de Wellington Rato, que passou a exercer a função de ala.

Pouco depois, Lucas, Alan Franco e William Gomes deram lugar a Luciano, Ferraresi e Michel Araújo, respectivamente. Pelo lado do Botafogo, Luiz Henrique e Alex Telles foram substituídos por Tiquinho Soares e Marçal.

São Paulo melhora e ameaça

E foi com essas mudanças que, aos 28 minutos, o São Paulo teve uma ótima oportunidade. Michel Araújo recebeu com liberdade pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou na zaga botafoguense e sobrou na entrada da área para Luiz Gustavo, que chegou batendo de primeira, mas John conseguiu fazer a defesa sem dar rebote.

Três minutos depois, a melhor chance do São Paulo no jogo. Michel Araújo mais uma vez recebeu livre pela esquerda e cruzou na medida para Calleri, que completou de chapa, dentro da área, mandando por cima do travessão.

Mas, apesar da melhora, o São Paulo adotou uma postura mais cautelosa nos minutos finais, preferindo preservar o empate sem gols fora de casa para decidir a vaga para a semifinal com o apoio de sua torcida, no Morumbis, na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Botafogo, por sua vez, tentou de todas as formas chegar ao gol da tão sonhada vitória, mas prevaleceu a defesa tricolor.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 0 SÃO PAULO

Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 18 de setembro de 2024, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodán González (URU)

Cartões amarelos: Luiz Henrique, Bastos (Botafogo); Rafinha, Arboleda (São Paulo)

BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexandre Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Savarino; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Almada e Igor Jesus (Matheus Martins).
Técnico: Arthur Jorge.

SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Sabino e Alan Franco (Ferraresi); Rafinha (Wellington Rato), Luiz Gustavo, Bobadilla e Welington; Lucas (Luciano), William Gomes (Michel Araújo) e Calleri (André Silva).
Técnico: Luis Zubeldía

Gazeta Esportiva