O São Paulo enfrentará o Vasco no próximo dia 16, às 21h45 (de Brasília), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A partida acontecerá no interior paulista pelo fato de o Morumbis receber dos dias 4 a 13 de outubro os shows da turnê do cantor Bruno Mars.
A partida marca o retorno do São Paulo a um palco bastante significativo na história do clube. Foi neste estádio que o Tricolor se sagrou bicampeão brasileiro, faturando o título da edição de 1986 do torneio, embora a final tenha sido disputada já em 1987, contra o Guarani.
A decisão, aliás, teve um roteiro de cinema. O jogo de ida, no Morumbi, já havia sido extremamente difícil para o São Paulo, que saiu atrás no placar, graças ao gol de Evair, mas conseguiu empatar pouco depois com Careca, tendo de se conformar com o 1 a 1.
A partida de volta, no Brinco de Ouro da Princesa, foi ainda mais emocionante. O Guarani abriu o placar logo aos dois minutos com um gol contra de Nelsinho. Só que o São Paulo reagiu rápido, empatando antes dos dez minutos com Bernardo, de cabeça.
Mas, foi na prorrogação que o “bicho pegou” de fato. Pita, aos dois minutos, virou a partida para o Tricolor. Marco Antônio Boiadeiro deixou tudo igual, balançando as redes para o Guarani. No início do segundo tempo, o Bugre voltou a marcar com João Paulo, passando à frente.
Com a vantagem na etapa complementar da prorrogação, o Guarani tinha o relógio a seu favor. O São Paulo tentou de tudo, mas foi apenas no último minuto, pouco antes do apito final, que a equipe comandada pelo técnico Pepe chegou ao 3 a 3. Wagner Basílio deu um chutão para frente, Pita ganhou no alto e a bola sobrou para Careca, que soltou a pancada com o pé esquerdo, sem chances para o goleiro, levando a decisão para os pênaltis de maneira épica.
Na marca da cal, melhor para o São Paulo, que havia ganhado confiança após o gol salvador no apagar das luzes para bater o Guarani por 4 a 3, mesmo com Careca, o herói da final, desperdiçando sua cobrança.
Contra o Vasco, o clima não será de final, mas o torcedor espera o comprometimento digno de decisão por parte dos jogadores. Passadas as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, os são-paulinos ainda não sabem o que esperar do time nesta reta final de Campeonato Brasileiro. A vaga no G4 é tida como “obrigação” pela massa tricolor. Resta saber se o técnico Luis Zubeldía e seus comandados irão corresponder às expectativas.
Fonte: Gazeta Esportiva