No primeiro turno, São Paulo venceu 62% dos pontos contra rivais de reta final

70

Aproveitamento pode ser insuficiente para clube alcançar o G-4 no Brasileiro

O São Paulo teve bom desempenho no primeiro turno contra os nove rivais que ainda terá pela frente nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Conquistou 62% dos pontos disputados, com cinco vitórias, duas derrotas e dois empates.

Mas repetir esse desempenho nas nove rodadas restantes do torneio pode não ser suficiente para alcançar o G-4, objetivo da equipe neste momento.

Com 47 pontos, na quinta posição, o São Paulo terminaria o Brasileiro com 64 pontos e aproveitamento total de 56% – pouco melhor do que os 54% atuais.

O Flamengo, quarto, tem 51 pontos (60%). Se mantiver esse aproveitamento, a equipe do Rio, que tem dez partidas a disputar, terminaria o torneio com 69 pontos.

Publicidade

Para superar o Flamengo, nesse cenário, o São Paulo teria que conquistar 23 dos 27 pontos que tem a disputar – sete vitórias e dois empates nos nove jogos.

Há, também, o risco de ser ultrapassado pelo Internacional, que hoje tem 46 pontos (os mesmos 54% de aproveitamento), mas um jogo a menos do que o Tricolor.

Só os quatro melhores do Brasileiro se classificam para a fase de grupos da Conmebol Libertadores do ano que vem. O quinto e o sexto têm que jogar duas fases preliminares. Nas últimas cinco temporadas, só em 2021 o quarto colocado fez menos de 65 pontos – naquele ano, o Fortaleza fez 58.

Os desempenhos de Botafogo, na Libertadores, e Flamengo, na Copa do Brasil, podem ajudar o São Paulo. Se forem campeões desses torneios, garantem lugar na fase de grupos da Libertadores, o que abriria vagas no Brasileiro.

Dos nove jogos que faltam ao Tricolor, cinco serão como visitante – o time conquistou só 35% dos pontos que disputou fora de casa nesse Brasileiro. Como mandante, o desempenho é de 71%.

O primeiro jogo do São Paulo após a Data Fifa é no dia 16, contra o Vasco, no Brinco de Ouro, em Campinas – o Morumbis estará fechado para a reforma do gramado.

Depois, encara Criciúma (fora), Bahia (fora), Atlhetico-PR (casa), Red Bull Bragantino (fora), Atlético-MG (casa), Grêmio (fora), Juventude (casa) e Botafogo (fora).

Fonte: Globo Esporte