Pressão e ‘assunto fritura’, apoio da torcida e até futuro: como Data Fifa foi misto de emoções para Zubeldía no São Paulo

20

O torcedor do São Paulo voltou a sorrir. Na noite da última quarta-feira (16), em Campinas (SP), o Tricolor do Morumbi atropelou o Vasco da Gama por 3 a 0, pela rodada 30 do Campeonato Brasileiro, e deixou para trás a derrota sofrida por 2 a 0 para o Cuiabá, fora de casa, antes do período da Data Fifa.

Quem mais “respira aliviado” após o bom resultado é o técnico Luis Zubeldía, que viveu dias conturbados enquanto o calendário do futebol brasileiro estava parado.

Vindo de eliminações para Atlético-MG e Botafogo na Copa do Brasil e na CONMEBOL Libertadores, respectivamente, o argentino ficou pressionado no cargo, o que fez com que fosse especulado até mesmo que o técnico esteve sendo alvo de um processo de “fritura” por parte da diretoria.

O fato fez com que o presidente Julio Casares viesse a público para explicar a questão. À ESPN, no dia 4 de outubro, o mandatário atribuiu o suposto boato a “blogueiros” e disse que, no São Paulo, existe o “diálogo e a verdade”.

Publicidade

Porém, a situação de Zubeldía ficou ainda mais complicada quando, antes da pausa para a Data Fifa, o São Paulo fez uma apresentação bastante abaixo na Arena Pantanal e perdeu por 2 a 0 para o Cuiabá, vice-lanterna do Campeonato Brasileiro.

Foi também neste período que o técnico teve seu nome ligado ao Boca Juniors. Porém, as conversas não avançaram, e os argentinos optaram por um acerto com Fernando Gago. É válido destacar que, em julho deste ano, Zubeldía havia recusado uma oferta oficial para dirigir a seleção do Equador.

Mas, toda a pressão que existia em torno do futuro do argentino à frente do São Paulo diminuiu após a vitória contra o Vasco. O técnico foi ovacionado pela torcida presente no Estádio Brinco de Ouro da Princesa e, após a partida, respondeu sobre como é a sua relação com a direção do clube e também a respeito do futuro.

“Eu me sinto muito feliz no São Paulo. Tenho claro que os treinadores sempre vão ser avaliados, jogo a jogo. Falei com o Julio (Casares, presidente), falo com Carlos (Belmonte, diretor de futebol), com Muricy (Ramalho, coordenador técnico), com todos. Sempre me passaram tranquilidade e, quando perdemos, perdemos todos. Quando ganhamos, ganhamos todos”, afirmou o treinador

“Temos que ter clareza para analisar a situação, o rendimento que tivemos nas Copas, na Copa do Brasil e na Libertadores. Colocamos tudo na mesa, fazendo uma análise profissional e objetiva, porque podemos corrigir coisas ou podemos confiar no que estamos fazendo. Atualmente os números indicam que estamos fazendo um bom Brasileirão e temos que seguir esse caminho”, completou.

“Os dirigentes vão assistir aos treinos todos os dias, mas não é sempre que falamos. Sempre tivemos uma boa relação, incluindo o Muricy. O que acontece é que se fala tanto e não posso controlar o que se dizem. Eu estou focado no trabalho que estamos fazendo. Esperamos encerrar bem e entregar esse prêmio (vaga na Libertadores) ao torcedor. A relação com todos é boa”, garantiu.

A ESPN apurou ainda que uma meta foi assegurada entre comissão técnica e direção após reunião entre as partes: assegurar uma vaga na próxima edição da Libertadores. Com o triunfo diante do Vasco, o São Paulo chegou aos 50 pontos, ocupando o 5° lugar.

O São Paulo volta a campo no próximo sábado (26), no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, para encarar o Criciúma, às 22h.

Fonte: ESPN