De herói a reserva: por que Rodrigo Nestor perdeu espaço no São Paulo e entrou na mira do Bahia

277

Meio-campista jogou só 35 partidas nesta temporada, após se recuperar de grave lesão no joelho

Há pouco mais de um ano, Rodrigo Nestor era o herói do São Paulo na conquista inédita da Copa do Brasil. O meio-campista fez o gol do empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Morumbis, que garantiu o título ao Tricolor. Hoje, pouco joga e está na mira do Bahia, comandado por Rogério Ceni.

Revelado nas categorias de base do São Paulo, Rodrigo Nestor chegou ao profissional em 2020, quando ainda se dedicava, também, ao time sub-20.

A partir de 2021, a pedido de Fernando Diniz, foi promovido definitivamente. Desde então, sua pior temporada no Tricolor é justamente a atual, em que jogou apenas 35 vezes, fez um gol e deu duas assistências.

Sob o comando do técnico Luis Zubeldía, Nestor não teve muitas oportunidades para repetir as boas atuações que o tornaram protagonista nas temporadas anteriores. Ele não é titular desde a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no dia 18 de agosto, quando foi expulso.

Publicidade

São apenas 35 jogos, um gol e duas assistências neste ano.

Em 2024, o meio-campista atuou apenas como ponta esquerda, posição parecida com a que se destacou quando era treinado por Dorival Júnior, mas não conseguiu agradar ao treinador argentino. Para piorar, ele ficou marcado por errar um pênalti na disputa contra o Botafogo, na Libertadores.

A atual temporada de Nestor também foi atrapalhada por uma lesão sofrida ainda em 2023.

Pouco depois do título da Copa do Brasil, o meio-campista precisou passar por cirurgia para corrigir um problema no ligamento colateral do joelho esquerdo. Por causa disso, ele perdeu toda a pré-temporada de 2024 e só voltou a jogar em maio.

Nas temporadas anteriores, Nestor teve regularidade para se firmar entre os titulares do São Paulo. Seu melhor ano no Tricolor, foi, inclusive, sob o comando de Rogério Ceni, que pediu sua contratação no Bahia: em 2022, disputou 62 partidas, fez oito gols e deu 11 assistências.

Em 2023, o ano em que ajudou o São Paulo a conquistar o inédito título da Copa do Brasil, foram 54 jogos, dois gols e sete assistências. Nessa temporada, Dorival Júnior utilizou Rodrigo Nestor numa nova posição: como meia aberto pela esquerda.

Até então, ele estava acostumado a atuar centralizado ou um pouco mais recuado, como segundo volante.

Foi justamente como um “camisa 10” que Nestor foi importante para o São Paulo conquistar o Campeonato Paulista de 2021. Saiu dos pés dele a assistência para Luciano fechar o placar de 2 a 0 sobre o rival Palmeiras na final, sob o comando de Hernán Crespo, no Morumbis.

O título encerrou o período sem troféus desde a Sul-Americana de 2012.

Em 2021, Nestor participou de 55 jogos, fez um gol e deu seis assistências, fazendo sua segunda melhor temporada pelo São Paulo.

Em busca de mais espaço, o meio-campista vê com bons olhos uma possível transferência para o Bahia. O time baiano ofereceu cinco anos de contrato a Nestor e está disposto a comprá-lo do São Paulo, clube com o qual tem contrato até 2028.

O Tricolor ainda não recebeu uma proposta oficial pelo jogador.

Fonte: Globo Esporte