Entre uma Data Fifa e outra, Zubeldía afasta pressão e aproxima São Paulo da Libertadores

67

Time passa invicto pelo período, fico muito perto de vaga no torneio continental, e técnico se reafirma após questionamentos

Quando a Data Fifa de outubro começou, o São Paulo era um time à beira da crise. A equipe tinha sido eliminada da Conmebol Libertadores, criticada mesmo com vitória em clássico contra o Corinthians e, depois, foi derrotada pelo Cuiabá, penúltimo colocado do Brasileiro.

Foram 11 dias sem jogos, mas com muitas especulações. A maioria colocava em dúvida a permanência de Luis Zubeldía no comando da equipe e apontava uma suposta movimentação da diretoria para desgastar a relação do treinador com a torcida.

A volta aos trabalhos foi contra o Vasco, em Campinas, num jogo em que dirigentes ouviram coro por Zubeldía quando foram ao gramado. Com boa atuação, o São Paulo venceu por 3 a 0 e arrefeceu a crise.

Nos três jogos seguintes, o time empatou com o Criciúma e venceu o Bahia e o Athletico-PR. Com 57 pontos, é o sexto colocado e já tem 11 pontos de vantagem sobre o Bahia, oitavo – a cinco jogos do fim do torneio, se vê muito perto de uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Publicidade

Os resultados recentes fizeram com que a direção do São Paulo fosse mais clara ao comentar sobre os planos para o ano que vem.

Ao ge, o diretor de futebol, Carlos Belmonte, afirmou na semana passada que a continuidade de Zubeldía “é quase óbvia”.

– A gente viu muito essa conversa sobre “Zubeldía sair” ou “Zubeldía não sair”, mas aqui, internamente, nunca sequer conversamos sobre isso. Temos feito reuniões sistemáticas com ele, quase que uma vez por semana, discutindo o planejamento para a temporada 2025. Eu não vejo nenhum movimento que possa tirar o Zubeldía daqui – afirmou o dirigente.

– Estamos muito satisfeitos com ele, nossa relação é ótima, a relação do elenco com ele é ótima, do Zubeldia com o todo é ótima. A meu ver, a continuidade do Zubeldía é quase óbvia – completou Belmonte.

Nas cinco partidas finais, a missão do treinador é classificar o São Paulo para uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Neste momento, com o Flamengo, campeão da Copa do Brasil e garantido na Libertadores, entre os cinco primeiros colocados, o sexto (São Paulo) e o sétimo (Cruzeiro) se classificam para as fases preliminares da competição.

O clube, então, mira o Internacional, que está logo acima, com 59 pontos.

O elenco tricolor, que se reapresentou para uma bateria de exames médicos na quarta, joga novamente no dia 20, próxima quarta-feira, quando visita o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista.

Depois, encara o Atlético-MG (casa), Grêmio (fora), Juventude (casa) e Botafogo (fora).

Fonte: Globo Esporte