SPFC University: São Paulo lança faculdade com intuito de formar profissionais para o futebol

294

Clube anuncia parceria com UniDomBosco e Universidade do Futebol: “O São Paulo é vanguardista”, comemorou o presidente Julio Casares

O São Paulo anunciou nesta segunda-feira, no Morumbis, anunciou uma parceria com o Centro Universitário UniDomBosco, do Grupo SEB, e a Universidade do Futebol para a criação da SPFC University, uma espécie de faculdade, com graduação, pós-graduação e cursos livres voltados para áreas esportivas.

O projeto tem como objetivo a formação de profissionais para trabalharem no futebol e terá aulas práticas e presenciais no Morumbis e em Cotia, onde ficam as categorias de base do São Paulo. O presidente Julio Casares, ao lado dos parceiros de criação da SPFC University, comemorou o lançamento.

– A educação, com a causa do esporte, é um legado para as próximas gerações. Muitos falam com razão: o corpo dirigente dos profissionais do esporte deixa a desejar. Eu entendo que temos de melhorar muito. E esse é o fato de formar profissionais. O São Paulo é vanguardista. Mais uma vez mostrou. Fizemos duas reuniões e a coisa andou. Somos três sócios do empreendimento. É São Paulo, SEB e Universidade do Futebol – disse Casares.

O “polo educacional”, como classificou o presidente Julio Casares, terá cursos de graduação em Fisioterapia, Nutrição e Gestão Desportiva e de Lazer, além dos programas de pós-graduação em outras áreas do esporte.

Publicidade

Heloisa Rios, CEO da Universidade do Esporte, explicou que a SPFC University não terá a pretensão de revelar técnicos. O objetivo, neste momento, é formar profissionais para outras áreas do esporte.

– Hoje, os treinadores vivem debaixo de uma regulamentação. Quem certifica treinador no Brasil é a Fifa e a CBF. Nosso foco inicial desses cursos que colocamos no campo é formar profissionais para o ecossistema. Significa, por exemplo, fisioterapia, nutrição, gestão do esporte. Hoje, isso não se forma com a prática do esporte. Aqui, entramos nesse público alvo – falou Heloisa.

No futuro, o objetivo do São Paulo, na parceria com o Centro Universitário UniDomBosco, do Grupo SEB, e a Universidade do Futebol, é oferecer, também, cursos de medicina. Roberto Armelin, diretor de compliance do clube, porém, evita estipular prazos e explica como será o uso do Morumbis.

– Ainda não temos desenhado como seria o uso de uma sala de cirurgia (para um futuro curso de medicina). Estamos começando um projeto com os cursos disponíveis. Queremos engajar o público, mostrar que esses cursos são diferenciados. O curso de medicina é extremamente complexo de se estruturar. Vamos fazer essa estruturação com calma, mas vamos usar as estruturações do Morumbis com o projeto de reforma que ainda não temos delineado. A ambição do projeto educacional do São Paulo é a mais alta possível.

As matrículas para o processo seletivo de participação na SPFC University, por sinal, serão abertas a partir desta segunda-feira. As aulas começam em 24 de fevereiro de 2025. Os valores ainda não foram divulgados.

Fonte: Globo Esporte