O fim de temporada do São Paulo não tem sido muito animador para seu torcedor, que esperava que o clube estivesse brigando por títulos. Mas se jogadores como Luciano e Calleri não vivem suas melhores fases, um alento para os fãs tem sido os números de Lucas Moura, que retornou à equipe do coração no ano passado para ser um dos grandes destaques na conquista da Copa do Brasil.
Em 2024, embora tenha ficado marcado pelo erro fatal na eliminação da CONMEBOL Libertadores, quando perdeu um pênalti que poderia ter definido a classificação contra o Botafogo, o atleta tem bons números. Ao todo, são 14 gols e 9 assistências, 23 participações em gols em 45 partidas. Com o passe para André Silva, no último jogo, ele se igualou a Wellington Rato como o jogador com mais assistências no elenco na temporada.
Em gols, ele também tem ótimos números e, com 10 desde o início do Brasileirão, está na briga pela artilharia do torneio, estando atualmente apenas dois abaixo do líder do quesito, Estêvão, do Palmeiras.
O ano de Lucas já é o terceiro melhor em toda a carreira, incluindo sua passagem pela Europa, em PSG e Tottenham. Por lá, sua temporada com as melhores estatísticas foi em 2016/17, quando fez 19 gols e deu 11 assistências, ajudando o clube francês a conquistar três títulos.
Se os 19 gols são um pouco difíceis de superar com três jogos a serem disputados, o primeiro deles neste domingo (1), contra o Grêmio, é possível que ao menos o que fez em 2012, quando balançou as redes adversárias 16 vezes, são possíveis.
A diferença é que, naquele ano, seu último no Tricolor antes de se mudar para o futebol europeu, ele foi bem mais efetivo, já que somou também 14 assistências, totalizando 30 participações em gols. Porém, 12 anos atrás Lucas também entrou mais em campo, com 60 partidas ao todo.
Fonte: ESPN