Além das 4 linhas – Made in Cotia

46

Impossível não se entusiasmar com a classificação para a final da Copinha SP com dois gols de cavadinha. Eu assisti a quase todos os jogos e vejo nascer um camisa 9 que sabe fazer gols de todo jeito. A se lamentar a suspensão do Ryan devido a cartão amarelo, uma coisa que deve ser sempre ensinada aos jogadores jovens, já que levar cartão demais prejudica o time. Um atacante precisa de cuidado e deve estar em campo. Deixa isso para zagueiro e volante, e mesmo assim, aos que não são tão bons assim.

O que ando observando é que alguns clubes são bastante agressivos para assediar e fechar contrato com jovens promessas, penso que está aí uma maneira de formar times e ganhar dinheiro, e o SPFC não pode ficar de fora disso, ou seja, tem que ir para cima da molecada boa de bola da Copinha e trazer alguns. Investir apenas naqueles que iniciam no tricolor com 11 ou 15 anos é pouco hoje em dia. Este deve ser o motivo da provável parceria que o clube está planejando fazer.

O Paulistinha 2025 começou e junto com ele a temporada de jogos e treinos visando os momentos mais importantes da temporada. Sou do time que defende uma mudança nos estaduais para assim a quantidade de jogos do time profissional cair bastante. Em minha opinião toda esta primeira fase deveria não ser obrigatória aos clubes mais importantes do país. Fazer do paulista uma pré-temporada é perigoso demais para contusões, coisa que vemos muito no SPFC todo ano.

Publicidade

A hora de profissionalizar o futebol chegou e os clubes deveriam ter a coragem e capacidade de criar as ligas e deixar as federações com outras atividades, como a organização de estaduais com os clubes do interior e no caso da CBF, cuidar da seleção e nada mais.

Em 2025 o elenco profissional do SPFC teve a reapresentação em 08 de janeiro e o primeiro jogo foi dia 20 de janeiro, 12 dias, um absurdo. Nas principais ligas europeias os campeonatos terminam por volta de 20 de maio e voltam por volta de 12 de agosto, ou seja, férias de 30 dias e treinos por 45 dias aproximadamente para iniciar a temporada. Os grandes clubes deveriam procurar fazer coisa parecida no Brasil pelo bem do esporte como um todo. Gente, organização e planejamento trazem dinheiro, que é tudo o que faria as coisas melhorarem no futebol brasileiro.

Qual o atrativo do jogo contra o Guarani no Morumbis marcado para o dia 23 de janeiro? Uma coisa é certa, provavelmente será um treino de luxo onde alguns bons jogadores iniciam a partida e, com 5 trocas, outros jogarão o segundo tempo em ritmo ainda de marcha lenta e medo de contusão muscular.

O Brasil é a maior e melhor “fábrica” de talentos para o futebol mundial e esta fábrica está sendo deixada em segundo plano por conta de interesses contrários ao bom desenvolvimento do esporte. Será por isso que a CBF ganhou a última copa faz 23 anos? Aliás, este número me lembra outra agremiação que por incompetência também ficou este mesmo tempo sem taça.

Salve o tricolor paulista, a futura empresa da fé.

Carlito Sampaio Góes