Zubeldía agitado e “sofrimento” por Libertadores: como o São Paulo se preparou para estreia em 2025

23

Tricolor teve seis dias de treinamento e dez sessões nos EUA antes do primeiro duelo contra o Cruzeiro, pela FC Series, torneio de pré-temporada

Foram seis dias de preparação intensa dos jogadores do São Paulo até a noite desta quarta-feira, 15 de janeiro, data do primeiro jogo da temporada 2025, diante do Cruzeiro, no compromisso inaugural da equipe na FC Series – a partir das ,21h30 (de Brasília) no Inter&Co Stadium.

Para evitar riscos, dois times serão levados a campo, com substituição de 11 jogadores no intervalo.

Nesta etapa inicial da primeira pré-temporada de Luis Zubeldía com os jogadores do São Paulo, eles trabalharam em dois períodos em quatro dias. No fim de semana, houve trabalho no período da manhã seguido de um tempo livre. Nesta quarta, dia do jogo, ainda está prevista uma movimentação em campo.

Um trabalho forte e intenso, mas bastante controlado pelos preparadores físicos, que limitavam a 5 km a distância percorrida pelos atletas durante as sessões de atividades, temendo por lesões musculares.

Publicidade

Com muitos treinos físicos, os jogadores aparentaram chegar ao limite em muitas atividades:

– Estamos conhecendo o trabalho físico da comissão técnica dele agora. É bem, bem puxado, mas vai ser positivo para a gente. Temos que aproveitar o dia a dia, o tempo é curto – disse Lucas Moura, sobre os trabalhos coordenados pelo preparador Lucas Vivas.

Durante os primeiros dias, uma cena chamou atenção: num dos treinos, enquanto os jogadores ralavam, Zubeldía provocou:

– Querem ganhar a Libertadores? Sofram! – disse ele, em vídeo que pode ser visto no início da página.

Como já é conhecido do torcedor, Zubeldía também se entregou com enorme vigor e intensidade durante as atividades. Num dos primeiros treinos, que dividiu o elenco em dois grupos, ele fez questão de correr de um lado para o outro para se mostrar presente, sempre gritando palavras de incentivo.

– Vocês conhecem ele, ele tem esse perfil de cobrar, de se entregar, isso é fato, para conquistar alguma coisa vamos ter que ralar, nos entregar ao máximo, suar bastante no dia a dia, nos jogos e treinos, para conquistar títulos – comentou Lucas.

Em entrevista, o técnico foi perguntado sobre a decisão de usar a Libertadores como fator motivacional, mas disse que é preciso dar um passo de cada vez na expectativa do time e da torcida.

– Creio que agora temos pequenos objetivos que vão te fazendo uma equipe cada vez mais forte. Quando começar a Libertadores, pensaremos nela, em termos futebolísticos. Agora temos que armar um bom elenco e pensar num bom período de preparação – afirmou.

Estrutura elogiada

O São Paulo treinou todos os dias no complexo esportivo ESPN Wide World of Sports. O local, muito próximo do hotel em que a equipe está hospedada, atingiu as expectativas da comissão técnica, que encontrou um ótimo gramada para a prática dos treinos.

– Encontramos campos muito bons pelo gramado e pela umidade que tem nos campos. Se tivesse muito dura ou muito úmida, geraria problema física. Aqui é muito boa. Tem sido boa a organização, o hotel é muito bom, estamos treinando bem, mas num tempo curto. Teremos dois jogos com Cruzeiro e Flamengo, temos de ir lidando com esses dois jogos e ao mesmo tempo pensar no jogo do Botafogo-SP (no Paulistão, dia 20). Temos de ter uma semana inteligente – afirmou Zubeldía.

Depois do jogo de hoje, o São Paulo dará folga coletiva aos jogadores na quinta-feira. Um dia depois, um grupo de cerca de dez jogadores voltará ao Brasil para a disputa do jogo do Paulistão, em Ribeirão Preto, pela segunda rodada do Paulistão. O auxiliar Maxi Cuberas estará com a equipe nesta partida.

Fonte: Globo Esporte