Jogadores treinam separados do elenco principal; clube promoverá garoto da base para vaga de Pablo Maia, lesionado
Uma lesão no tornozelo vai tirar Pablo Maia de campo pelos próximos meses. Sem dinheiro para investir em reforços, o São Paulo tem dois volantes sob contrato que poderiam ocupar a vaga do jogador e estão fisicamente bem. Mas não há chance de Luan ou Liziero serem reintegrados ao elenco – o garoto Felipe Negrucci, do sub-20, vai ser promovido.
Os dois volantes, ambos criados na base tricolor, estão treinando separados do elenco desde o início da temporada. E continuarão assim, por ora.
– Os substitutos serão encontrados dentro do atual elenco do São Paulo, dentro dos que estão trabalhando no dia a dia com o elenco – afirmou o diretor de futebol Carlos Belmonte após o Congresso Técnico das quartas de final do Paulista, na segunda-feira.
Liziero dificilmente voltará a vestir a camisa do São Paulo. Ele tem contrato até o fim de junho.
O volante foi utilizado pelo técnico Luís Zubeldía no segundo semestre de 2024, depois de voltar de um empréstimo. No fim do ano, negociou uma renovação, mas as conversas desandaram.
O São Paulo ofereceu a extensão sem alteração salarial e não aceitou a contraproposta feita pelo atleta, que pediu mais. Liziero, então, chegou a negociar com o Sport – uma transferência que seria facilitada pelos tricolores –, mas não houve acordo. Desde então, o jogador foi afastado do time principal à espera do fim de seu vínculo.
O caso de Luan é mais complexo.
Autor de gol na final do Paulista de 2021, Luan era visto como um jogador de grande potencial no clube. Problemas físicos e de comportamento, porém, o atrapalharam.
Em maio de 2023, depois de uma negociação desgastante, o São Paulo ampliou o contrato de Luan até dezembro de 2026. Apesar disso, desde então, ele só fez 13 jogos pelo clube.
No ano passado, foi emprestado ao Vitória, passou boa parte do Brasileiro como titular, mas não foi comprado. Luan voltou ao São Paulo, mas a situação não mudou.
Os atritos com a diretoria permanecem, e não há quem imagine que ele possa voltar a ter chances em breve.
Houve tentativas para emprestá-lo novamente neste ano, sem sucesso. Em janeiro, ele recusou um convite de Rafinha para reforçar o Coritiba. Com a janela de transferências se fechando na sexta, o mais provável é que ele continue apenas treinando pelo menos até julho, pelo menos.
Recentemente, ao ge, Luan admitiu problemas no passado, mas afirmou se sentir mais maduro.
– Admito que muitas coisas aconteceram de maneira bem rápida na minha vida e acabei tomando atitudes que não foram as melhores. Mas tudo o que eu passei serviu de aprendizado – afirmou, em entrevista por e-mail.
Fisicamente, o volante está bem. Ele tem treinado separado do restante dos jogadores no CT da Barra Funda e feito um trabalho à parte por conta própria para se manter em força caso receba proposta para deixar o São Paulo.
Fonte: Globo Esporte