Tricolor entrou em campo no clássico contra o Palmeiras com três zagueiros e viu estratégia dar resultado: empate sem gols foi valorizado por Luis Zubeldía
O São Paulo entrou em campo no clássico contra o Palmeiras, no último domingo, com uma formação de três zagueiros pela primeira vez em 2025. O 3-5-2 montado pelo técnico Luis Zubeldía deu certo, o Tricolor conseguiu neutralizar as principais chances do rival e uma nova opção para a temporada apareceu.
Para diminuir problemas defensivos mostrados no empate em 3 a 3 com o Velo Clube, na quinta-feira, Zubeldía decidiu aproveitar o desgaste de Oscar e Lucas para testar uma nova opção tática para o São Paulo. O Tricolor usou Ruan (pela direita), Arboleda (centralizado) e Alan Franco (pela esquerda).
Contra o Palmeiras, depois de sofrer para parar o ataque do Velo Clube, o São Paulo conseguiu ser mais eficaz defensivamente. O treinador argentino ficou satisfeito com a evolução e aprovou o novo esquema tático.
– Acredito que no primeiro tempo controlamos o jogo quase sempre. Se tivemos alguma dúvida, foi mais por perda de bola nossa. Na segunda parte, à medida que passaram os minutos, eles foram tendo mais ataques, nos comprometeram mais e não pudemos contra-atacar, salvo uma vez. Mas eles não estavam tão cômodos. Considero que foi correto, com algumas coisas a melhorar – disse Zubeldía.

Nesta temporada, o São Paulo havia atuado com três zagueiros apenas quando Ferraresi jogou improvisado na lateral direita. A maneira como jogou diante do Palmeiras, no domingo, foi inédita.
Desta maneira, os laterais ganharam mais liberdade. Igor Vinícius, por exemplo, chegou algumas vezes ao ataque no primeiro tempo. Enzo Díaz, que marcava o atacante Estêvão, não teve tanta facilidade assim para apoiar os atacantes.
Em contrapartida, o São Paulo criou menos oportunidades. Luciano, de fora da área, e Lucas, num contra-ataque, foram os jogadores que deram mais trabalho ao Palmeiras no clássico.
Em busca de mais consistência defensiva, o técnico Luis Zubeldía aprovou a estreia do esquema tático que pode virar opção para o Tricolor nesta temporada. Até agora, o São Paulo tem 10 gols sofridos em 10 partidas disputadas no Campeonato Paulista. A zaga, principalmente depois do empate com o Velo Clube, se tornou uma dor de cabeça para o treinador argentino.
Fonte: Globo Esporte