Por que jogo contra a Ponte Preta é mais importante do que parece para o São Paulo?

93

O empate com o Palmeiras, no último domingo (16), garantiu o São Paulo nas quartas de final do Campeonato Paulista. Até por isso, muitos torcedores estão desmerecendo o duelo com a Ponte Preta, nesta quarta-feira (19), no Morumbis, a ponto de alguns até mesmo cogitarem torcer contra o time, pois uma eventual vitória da equipe campineira poderia prejudicar o Alviverde.

A Ponte atualmente é a 2ª colocada do Grupo D, com 19 pontos, dois a mais do que o Palmeiras, que neste momento está fora da zona de classificação. Mas mesmo que o pensamento de eliminar os comandados de Abel Ferreira soe uma boa ideia, visto que eles são os atuais tricampeões, isso pode ser um “tiro no pé” do Tricolor. E por vários motivos.

O primeiro é que o São Paulo ainda não se garantiu como líder de seu grupo, e pode ser que tenha que enfrentar o Novorizontino fora de casa nas quartas de final. Vale lembrar que a equipe de Novo Horizonte eliminou o Tricolor na temporada passada, justamente nas quartas, dentro do Morumbis.

Outro fator preocupante é que o time acumula quatro jogos sem vitórias no torneio, com derrota para o Red Bull Bragantino, e empates com Inter de Limeira, Velo Clube e Palmeiras. Um eventual novo tropeço pode aumentar consideravelmente a pressão em cima do técnico Luis Zubeldía.

Publicidade

Um terceiro motivo é já pensando no futuro, caso o São Paulo vá à semifinal. Com 16 pontos, o time tem, até o momento, apenas a 5ª melhor campanha do torneio. Como as quartas de final são decididas em apenas um jogo, o Tricolor jogaria ume eventual semi como visitante em possíveis duelos contra Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Ponte Preta e até Palmeiras. Se tiver mais tropeços nas duas rodadas decisivas, essa lista pode ficar ainda maior.

Já em uma eventual final, que é em duas partidas, a chance do Morumbis ser palco do jogo de ida, e não da volta, que realmente decide o campeonato, é imensa. O São Paulo se beneficiou da vantagem de decidir o título em casa na última vez que foi campeão paulista, em 2021.

De 2019 para cá, todos os clubes que fizeram o segundo jogo em casa confirmaram o título: Corinthians (2019), Palmeiras (2020, 2022, 2023 e 2024) e São Paulo (2021).

Fonte: ESPN