GloboEsporte
José Edgar de Matos
Aos 17 anos, defensor treinou no profissional e é visto como possível opção a médio prazo.
A equipe sub-20 do São Paulo conquistou uma importante vitória nesta semana ao bater o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Lucas Beraldo. Autor do lance que recolocou o time na liderança do Brasileirão da categoria e assegurou a classificação para a próxima fase, o zagueiro é observado pelo departamento profissional e possui uma característica procurada por Hernán Crespo.
Beraldo é o zagueiro canhoto buscado pela comissão técnica desde a chegada ao São Paulo. Atualmente, o clube tem Léo, ala de origem e que se impôs como titular na posição. Crespo tentou até escalar Reinaldo, mas a experiência não vingou durante a temporada.
Na avaliação de membros do departamento profissional, Beraldo é um zagueiro considerado muito técnico, característica essencial para o andamento da equipe de Hernán Crespo, que depende de defensores técnicos para a saída de bola.
Beraldo comemora gol do São Paulo — Foto: Carlos Santana/Portal da Base Brasil
Os melhores momentos do São Paulo na temporada tiveram Léo nessa função e no setor defensivo. Porém, o camisa 16 aparece como único capaz de carregar essa característica cobrada pela comissão técnica, que chegou a avaliar o mercado em março.
Aos 17 anos, Beraldo teve os primeiros contatos com Crespo em treinamentos de interação com a base no CT de Cotia. Dirigido por Alex no time sub-20, o defensor é elogiado e chegou até a ser citado nominalmente por membros da diretoria como opção para o futuro a médio prazo da posição.
Sob o comando de Alex, Beraldo assumiu uma condição de titular na equipe sub-20. São 15 partidas na temporada, com 14 delas iniciando o confronto entre os 11. Foram três gols para o defensor em 2021, dois deles pelo Brasileirão da categoria.
Lucas Beraldo, do São Paulo, com a taça da Copa do Brasil sub-20 — Foto: Marcos de Paula/saopaulofc.net
A história de Beraldo no São Paulo é recente. Natural de Piracicaba e com passagens por equipes como União Barbarense, RB Brasil e XV de Piracicaba, o zagueiro chegou ao CT de Cotia no segundo semestre de 2019.
Além de atuar na zaga, posição de origem desde o princípio da carreira, Beraldo também joga como volante. Com a camisa do São Paulo, ele conquistou a Copa do Brasil e a Supercopa sub-17 no ano passado.
Em 2021, já figurou na lista dos inscritos do Paulistão e Libertadores da categoria profissional.
LEIA TAMBÉM:
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo
- Com lesão e “fico” de Zubeldía, Galoppo se aproxima de fim de ciclo no São Paulo
- São Paulo x Atlético-MG: saiba onde assistir ao duelo pelo Brasileirão
- Por que Santiago Longo não joga? Comissão técnica do São Paulo tenta explicar
- São Paulo cria, mas imprecisão na frente do gol vira problema para Zubeldía