Conheça o trio de africanos que reforça base do São Paulo e se une por adaptação ao Brasil

340

King Faisal, de Gana, e Clauvis Etienne e Iba Ly, de Senegal, assinaram contrato com o Tricolor e vivem primeiras semanas de um clube grande

O São Paulo tem mais três reforços estrangeiros para as categorias de base de Cotia. Depois do nigeriano Azeez, o clube acertou contratos com o atacante de 18 anos King Faisal, de Gana, e com o volante Clauvis Etienne (20 anos) e o meio-campista Iba Ly (20 anos), ambos de Senegal. Eles vão fazer parte da equipe sub-20, comandada por Belletti, e se unem neste início de trajetória no novo clube.

Azeez se tornou uma referência imediata para Faisal, Clauvis e Iba Ly. O nigeriano de 19 anos tem sido importante nesta primeira adaptação do trio de novos jogadores africanos. O atacante que defende o São Paulo desde 2022, inclusive, divide quarto com Faisal para auxiliá-lo nestes primeiros momentos em Cotia.

Faisal, Clauvis e Iba Ly também se ajudam no dia a dia para encarar a realidade completamente distinta. Os três atuavam em equipes de desenvolvimento e academias semiamadoras nos respectivos países.

Publicidade
King Faisal, de Gana, assinou contrato de três temporadas com o São Paulo — Foto: Divulgação

Os três assinaram contrato depois de regularizarem o visto de trabalho e aguardam a inscrição na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para estarem à disposição.

Há a expectativa de que pelo menos King Faisal possa estrear nesta quinta-feira, a partir das 15h (de Brasília), contra o Atlético-GO, em duelo pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro sub-20.

Iba Ly vem de Senegal para reforçar o sub-20 do São Paulo — Foto: Divulgação

Os três novos contratados ratificam uma nova política das categorias de base do São Paulo. Desde a chegada de Azeez para a temporada passada, o clube tem aceitado convites para observar competições na África e recrutar atletas para Cotia.

King Faisal, por exemplo, atuava pelo Great Farcos Football Club, uma equipe semiamadora e de formação em Gana. O clube tem parceria com dois empresários brasileiros, Didi Gualberto e Danilo Silva, e organizou um torneio no qual convidou um observador do São Paulo.

O atacante chamou a atenção, teve vídeos analisados no Brasil e acabou contratado pelo Tricolor por três temporadas. O acordo do ganês vale até o fim de 2025.

Clauvis Etienne também é do Senegal e vai jogar no São Paulo — Foto: Divulgação

Iba Ly e Clauvis Etienne também assinaram contratos profissionais com o São Paulo, embora cheguem a Cotia para reforçar o time sub-20. Os dois acertaram acordo de empréstimo de uma temporada com o clube.

Os dois senegaleses fizeram um intercâmbio no ano passado e atuaram pelo Brasilis, projeto liderado pelo ex-zagueiro Oscar, que teve passagem de destaque pelo São Paulo nos anos 80.

O trio de africanos, somado a Azeez, está no São Paulo para abrir de vez o mercado do continente para não só o Tricolor, mas o futebol brasileiro como um todo.

A chegada dos três africanos reforça a legião estrangeira de Cotia. Além do trio e de Azeez, o São Paulo recentemente contratou o meia equatoriano Juan Macías, de apenas 18 anos e que atuou como profissional da LDU antes de se transferir.

Macías é enxergado como uma e esteve na lista dos 60 jogadores mais promissores do mundo do jornal “The Guardian”, da Inglaterra. O contrato é de empréstimo por um ano, com opção de compra.

Fonte: Globo Esporte