Joia começou no futsal e foi dispensado por rival antes de virar destaque do sub-20 do São Paulo

77

Matheus Alves, de 19 anos, tem 40 jogos, oito gols e 13 assistências pelo sub-20 do Tricolor no ano

É franzino, começou no futebol de salão do Portuários, celeiro de craques na Baixada Santista, foi campeão da Copa TV Tribuna de Futsal (um tradicional torneio para jovens adolescentes disputado em Santos) e tinha bolsa de estudos numa grande escola da região por causa de seu desempenho nas quadras.

A história é muito parecida com a de Neymar, que também começou no futsal, mas o jovem brilha vestindo outras cores. Aos 19 anos, Matheus Alves é dono da camisa 10 do time sub-20 do São Paulo e destaque da equipe que na próxima quarta-feira disputa uma vaga na Copa do Brasil da categoria.

Com oito gols e 13 assistências em 40 jogos disputados nesta temporada, o meia é visto como uma joia nas categorias de base do Tricolor. Mas não foi sempre assim.

O camisa 10 do sub-20 do São Paulo começou a jogar futebol cedo, numa escolinha no bairro onde cresceu, o Tumiaru, em São Vicente. O bom desempenho entre os garotos de sua idade o levou para o Portuários, tradicional clube de Santos, famoso por revelar diversos jogadores da região.

Publicidade

O bom desempenho também nessa nova fase levou Matheus Alves para o Santos. O garoto ia jogar no futsal, como já fazia no Portuários, e conciliar a vida de jogador com os estudos, já que tinha bolsa em uma das principais escolas da região. Na Vila Belmiro, o desempenho chamou atenção.

– Ele foi muito bem. No sub-12 que ele estava conosco ainda, ele machucou, ficou um tempo sem jogar, mas logo voltou e era bom demais. Ele tem muito recurso técnico. Um moleque com o recurso que ele tem sai de situação que você não espera. Ele sai de algumas situações dentro do jogo por qualidade técnica dele. Ele passa pelo cara, dribla, abre espaço e já era. Ele é bom de bola – lembrou Fabrício Monte, que era técnico de Matheus Alves no futebol de salão do Santos.

– Treinei ele no Santos e no colégio, também. Ele foi campeão da Copa TV Tribuna. Era uma safra legal. Eu não sei o que aconteceu, ele foi para o campo do Santos junto com todos os meninos e mandaram ele embora. O Adilson (pai de Matheus) me ligou desesperado. Criei esse vínculo muito forte com ele – contou o treinador, que, agora, é auxiliar do profissional do Santos.

Num processo natural em um clube que não tem no futsal o mesmo investimento do futebol profissional, Matheus Alves tentou se aventurar nos campos, mas não teve o mesmo sucesso. Surgiu, então, o São Paulo.

– É uma história até engraçada. Eu tinha sido dispensado do Santos e continuei jogando futsal. Uma vez, em uma partida contra o próprio São Paulo pelo futsal, o treinador deles ia mudar para o campo no ano seguinte e me convidou para integrar a equipe sub-11 dele na época. Não pensei duas vezes em aceitar o convite e foi ali que iniciei a minha trajetória – disse Matheus ao ge.

Desde então, o garoto passou por todas as categorias da base do Tricolor até chegar ao sub-20 e virar o dono da camisa 10.

– Foi no futsal que descobri o meu estilo de jogo. Muito improviso e jogadas de toques curtos, fazendo com que eu aproveitasse muito isso ao migrar para o campo. Foi um período importante para mim e no qual até hoje ainda uso recursos dessa época nas partidas – completou o garoto.

O estilo de jogo de Matheus, inclusive, chama a atenção de quem acompanha o garoto há tempos. Quando o camisa 10 deixou o Santos para ir ao São Paulo, uma pessoa das categorias de base do Tricolor disse para o ex-treinador dele no futebol de salão, que, à época, nada pôde fazer:

“Eu não sei como o Santos deixou escapar esse moleque, ele é a cara do Santos”.

Matheus Alves tem contrato com o São Paulo até o fim de 2025. Recentemente, trocou de empresários e passou a ser representado por Giuliano Bertolucci e Lecca de Camargo.

Vice-campeão paulista sub-20 em 2024, o Tricolor está nas semifinais da Copa do Brasil da categoria. No confronto de ida, vitória são-paulina por 2 a 0 contra o Bahia, em jogo disputado em Cotia. A volta será nesta quarta-feira. Quem avançar pega na decisão o vencedor do confronto entre Palmeiras e Ceará.

Fonte: Globo Esportiva