Quase 100 gols em dois anos e multa de R$ 374 milhões: quem é a joia do São Paulo que é esperança para 2025

64

Dividido entre os compromissos na FC Series, nos Estados Unidos, e o início da temporada no Brasil, o São Paulo faz seu primeiro jogo oficial em 2025 com um time que nem de longe é o que a torcida gostaria de ver. Mas um nome em questão carrega, sozinho, uma imensa expectativa dos tricolores.

Ryan Francisco provavelmente será o centroavante titular da equipe que enfrenta o Botafogo-SP, nesta segunda-feira (20), em Ribeirão Preto, pela estreia no Campeonato Paulista. Sem Calleri e André Silva, o garoto de 18 anos ganha a primeira chance de iniciar uma partida no time de cima.

Motivos não faltam para olhar com carinho para a promessa, que ficou um minuto em campo no último jogo de 2024, contra o Botafogo. Ryan Francisco começou o ano com tudo, com oito gols em sete jogos na Copinha, embora isso nem chegue perto ao que ele fez nas duas temporadas passadas na base.

Entre 2023 e 2024, o centroavante marcou 80 gols em 94 partidas pelas equipes sub-17 e sub-20. Seu faro artilheiro ajudou o São Paulo a ganhar títulos, como o da Copa do Brasil sub-20 no ano passado, em cima do Palmeiras.

Publicidade

A final é emblemática pelo fato de Ryan Francisco ter começado no próprio Palmeiras. O atacante que hoje é esperança no São Paulo fez parte do time que revelou Endrick e Luis Guilherme, tratada no clube como a “geração do bilhão”.

A falta de oportunidades no Palmeiras facilitou sua saída. Ryan Francisco foi jogar no Ska Brasil, que pertence ao ex-zagueiro Edmilson, e destacou-se a ponto de chamar a atenção do São Paulo, que o comprou definitivamente em 2022.

O atacante certamente integrará o time de cima na atual temporada, até porque a expectativa da diretoria é imensa. Seu contrato foi renovado até agosto de 2028, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, equivalente a R$ 374 milhões atualmente.

É mais uma tentativa do São Paulo para a posição de centroavante revelado na base. Nos últimos anos, o clube apostou em promessas como Henrique Almeida, Lucas Gaúcho, Brenner e Juan. Desses, apenas Brenner entregou boa quantidade de gols, ainda que por pouco tempo antes de ser vendido.

Gol é justamente o que Ryan Francisco sabe fazer. Canhoto, com boa presença de área e personalidade, ele espera mostrar suas credenciais nesta segunda-feira, uma maneira de a torcida do São Paulo nem lembrar que o time que atua em Ribeirão Preto está longe de ser o ideal para 2025.

Fonte: ESPN