UOL
Danilo Lavieri
O Internacional enfrenta hoje (12) o São Paulo, às 17h30, em busca de uma vaga na final do Brasileirão Feminino. Depois de empatar por 1 a 1 na ida, a equipe de Porto Alegre agora precisa de uma vitória fora de casa para avançar e coroar uma temporada especial até aqui para as coloradas. O adversário será o Corinthians, que eliminou o Palmeiras. Além de brigar pela decisão no profissional e por uma vaga na próxima Libertadores, o time já foi campeão do Nacional nas categorias sub-17 e sub-20.
Além disso, nas categorias de base, o Inter venceu todos os estaduais possíveis: sub-14, sub-16, sub-17 e sub-18. No ano passado conquistaram a Liga de Desenvolvimento sub-14 e também o Brasileirão Sub-16. O jogo de hoje terá transmissão nacional pelo Sportv.
Todos os anos o orçamento para o futebol feminino aumenta no Internacional, com 2022 alcançando a marca superior aos R$ 5 milhões. Além disso, as jogadoras nas categorias de base recebem o bolsa-atleta e podem usufruir, junto com o profissional, de um hotel que tem parceria com o Internacional.
O Inter também está gerando receita com futebol feminino com patrocínios e, este ano, fechou a primeira cota máster exclusiva para a camisa das Gurias na parceria com Estrela Bet. Ainda está fechada ação com a marca de creme dental Sorriso para aproveitamento de marca com a atleta Sorriso, do grupo feminino principal, nos mesmos patamares financeiros do que feito com jogador do Red Bull Bragantino, no futebol masculino.
Essa é uma caminhada traçada desde 2017, quando os investimentos em futebol feminino foram retomados. Já naquele ano, o Inter foi campeão gaúcho e teve o acesso à Série A2. Na temporada seguinte, o time foi para a elite e, em 2019 em 2020, chegou às quartas, com o sub-18 tendo sido campeão do Brasil em 2019.
“Desde que retomamos a categoria, em 2017, projetamos um trabalho a longo prazo, que envolve a base e o profissional. Neste ano, conquistamos o Brasileirão nas categorias sub-17 e sub-20. No profissional, iremos disputar uma vaga na final e buscar um título inédito. Trabalhamos internamente para que o Inter esteja no mais alto patamar no cenário do futebol feminino, tanto nas categorias inferiores, quanto na principal”, explicou ao blog Claudio Curra, diretor de futebol feminino do Internacional.
“Formamos as atletas para que elas criem um vínculo com o clube, se identifiquem e conheçam a história do Inter. Isso faz com que elas cheguem ao profissional bem adaptadas à Instituição e sintam orgulho de vestir a nossa camisa. Metade do nosso elenco profissional é formado por jogadoras que vieram da base e temos muitas nas categorias inferiores que defendem as cores da seleção brasileira. São indicativos que mostram que o nosso projeto está obtendo êxito”, completou Curra.
Do outro lado, o São Paulo também sonha em buscar uma vaga contra o Corinthians na principal competição do país para melhorar o seu desempenho que tem crescido nos últimos anos após títulos como o da Série A2, a Brasil Ladies Cup e o vice do Paulistão.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo abreviará viagem de até 12 jogadores nos Estados Unidos e ainda debaterá volta de Zubeldía
- São Paulo recebe consultas por André Silva, mas sinaliza que vai manter atacante para 2025
- São Paulo prepara saídas e abre espaço na folha para chegada de reforços
- De volta ao São Paulo, Oscar visa reeditar antiga parceria de sucesso com Lucas
- São Paulo recebe consultas por André Silva, mas sinaliza que vai manter atacante para 2025