Ao longo de seus quase 100 anos, o São Paulo foi liderado por vários treinadores de grande prestígio, que empilharam taças e escreveram seus nomes na história do clube. Apenas o tempo dirá se Zubeldía entrará ou não nesse panteão exclusivo de campeões, mas enquanto isso não acontece, confira abaixo quais são os técnicos mais vitoriosos que já passaram pelo tricolor.
1. Telê Santana
Um dos principais ídolos do São Paulo, o técnico Telê Santana é também o maior detentor de títulos no comando da equipe, com dez taças. Durante a década de 90, o treinador foi responsável por montar um dos times mais vencedores da história do futebol brasileiro, o qual ganhou títulos como o Campeonato Paulista de 1991 e 1992, o Campeonato Brasileiro de 1991, a Copa Libertadores de 1992 e 1993 e a Recopa Sul-Americana de 1993 e 1994.
Para completar, contrariando as previsões e expectativas do mercado de futebol bet, Telê Santana foi bicampeão mundial com o São Paulo, nas edições de 1992 e 1993 do Mundial de Clubes. Nelas, o tricolor derrotou o Barcelona e o Milan, conquistando a honraria mais elevada do esporte.
2. Muricy Ramalho
O segundo técnico mais vitorioso a ter comandado o São Paulo foi Muricy Ramalho, com cinco títulos em duas passagens pelo clube, a primeira na década de 90 e a segunda nos anos 2000. As primeiras conquistas do treinador foram a Copa Conmebol de 1994 e a Copa Master Conmebol de 1996.
No entanto, o maior feito de Muricy pelo tricolor foi o tricampeonato brasileiro, nos anos de 2006, 2007 e 2008. Responsável por montar uma equipe dominante e efetiva, o treinador conseguiu um feito inédito no futebol nacional até os dias de hoje, que foi ganhar três vezes o Brasileirão de forma consecutiva.
3. Joreca
Com três títulos conquistados no comando do São Paulo, o próximo nome da lista é o técnico português Joreca. Ainda nos anos 40, o treinador foi importantíssimo para impor uma identidade vencedora ao time e estabelecê-lo entre os maiores campeões do estado.
Sob a liderança de Joreca, o tricolor ganhou o Campeonato Paulista de 1943, 1945 e 1946, que com exceção do título de 1931, foram as primeiras taças do clube na competição.
4. Paulo Autuori
Com dois troféus pelo clube, Paulo Autuori é o quarto técnico a ter vencido mais títulos com o São Paulo. A passagem do treinador teve início durante a temporada de 2005, em um período turbulento após a saída inesperada de Emerson Leão, que aceitou assumir uma equipe do Japão.
Autuori, que foi contratado por sua serenidade e conhecimentos táticos, conseguiu levar o time até a final da Copa Libertadores, na qual o tricolor conquistou o tricampeonato sobre o Athletico. Meses depois, o técnico ainda se tornou campeão do Mundial de Clubes com o São Paulo, após uma vitória épica sobre o Liverpool por 1×0.
5. Cilinho
Também com dois títulos conquistados, Cilinho é outro nome imortalizado entre os técnicos mais vitoriosos do tricolor. Na década de 80, o treinador teve duas passagens duradouras no comando do clube, durante as quais venceu o Campeonato Paulista de 1985 e 1987.
Além dos títulos, Cilinho é reconhecido por ter formado uma equipe bastante ofensiva e talentosa, que encantava os torcedores ao entrar em campo, e que ganhou o apelido de “Menudos do Morumbi”. Com uma mescla de jovens promessas e atletas já experientes, os “Menudos do Morumbi” incluíam nomes como Müller, Sidnei, Silas e Paulo Roberto Falcão.