Cassinos digitais e futebol brasileiro: como essa parceria pode impactar o São Paulo FC

22

O sucesso das casas de apostas é crescente, com a sua regulamentação vigente desde janeiro e um futuro promissor. Com as apostas, os times e o esporte em geral sofrem consequências positivas com a procura pelos jogos.

O marketing esportivo foi transformado com a entrada das empresas estrangeiras no mercado das bets, permitidas a relacionar suas propagandas em qualquer setor, sendo o futebol o mais forte deles. As casas de apostas são responsáveis por 90% dos patrocínios master, com um investimento que supera R$630 milhões.

A aprovação das bets aconteceu ainda em 2023, mas houve um hiato para a produção de sua regulamentação. Durante esse tempo diversas polêmicas envolveram os jogos de azar online, únicos permitidos no Brasil, mas as leis rígidas iniciais em 2025 devem conter os obstáculos que surgiram durante os primeiros anos.

Os clubes da série A são os principais focos para patrocínio, já que atingem milhares de pessoas em campo, televisão e redes sociais e carregam os famosos nomes para futuros usuários. As logomarcas estão estampadas nos uniformes, background de coletivas, estádios e nas páginas dos times, além dos atletas que as divulgam individualmente.

Publicidade

O investimento enorme das empresas em marketing tem um crescimento de mais de 89% desde a liberação, gerando uma nova onda para o segmento do marketing esportivo. O mesmo ocorre em outras modalidades e propaga também a importância dos eventos esportivos.

Em entrevista a Exame, Ivan Martinho, professor especializado em marketing explicou a mudança.

“O futebol já passou por fases em que patrocinadores de um mesmo setor dominaram as camisas de diversos clubes, como a era Coca-Cola, BMG, Caixa, bancos digitais e, mais recentemente, das bets”, contou a Exame.

Somente os cassinos licenciados podem entrar na cota do patrocínio master, a lista da licença de cassino online SIGAP é facilmente encontrada no portal do Governo.

Contrato milionário do São Paulo 

O São Paulo é um time que tem um contrato alto com uma bet, com finalização em 2026, mas com negociação vigente para renovar até 2030. A renovação até 2030, está ligada ao centenário do nosso amado time do coração, valendo mais de R$52 milhões por ano e bônus com o cumprimento de metas.

Apesar do São Paulo ainda não divulgar a renovação do contrato, o CEO da empresa garantiu a Games Magazine Brasil que está tudo acertado até o ano do centenário, dando continuidade a parceria de sucesso.

“Vamos anunciar em breve, mas dou em primeira mão para você a notícia de que fechamos um contrato até 2030, comemorando o centenário do Tricolor Paulista. É um orgulho estar ao lado do São Paulo por tanto tempo, mostrando nosso compromisso de longo prazo”,  afirmou a empresa de aposta

Desde o início do patrocínio o São Paulo foi impactado com uma arrecadação muito maior que os demais anunciantes anteriores, para os próximos anos os louros serão ainda maiores. 

Vale lembrar que além do patrocínio direto, o time lucra quando sua marca é licenciada por uma bet, logo os apostadores também são responsáveis por apoiar o clube quando realizam uma aposta.