São Paulo estuda como liberar Luis Fabiano de gancho para o clássico.

69

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Punido pelo STJD com dois jogos pela expulsão contra o Sport, ele inicialmente está fora contra o Corinthians, no domingo; Tricolor ainda pode tentar efeito suspensivo.

Luis Fabiano -  São Paulo (Foto:  Rubens Chiri - Sâo Paulo)

Luis Fabiano participa do treino desta segunda-feira no CT tricolor (Foto: Rubens Chiri – Sâo Paulo)

Publicidade

O São Paulo estuda como pode liberar Luis Fabiano do gancho de dois jogos imposto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta da expulsão diante do Sport, no dia 19 de julho. O atacante cumpriu uma partida da pena, diante do Cruzeiro, e inicialmente está fora do clássico contra o Corinthians, no domingo, no Morumbi. Por isso, o Tricolor procura uma forma viável de liberá-lo juridicamente.

Há um obstáculo na Lei Pelé sobre a tentativa de um efeito suspensivo. O parágrafo quarto da Lei Pelé afirma o seguinte: “o recurso (…) será recebido e processado com efeito suspensivo quando a penalidade exceder de duas partidas consecutivas ou quinze dias”. Ou seja, a suspensão temporária da punição até o novo julgamento, no Pleno do STJD, só pode ser concedido se o gancho for maior do que dois jogos, justamente o número de partidas de suspensão do Fabuloso.

Assim, o São Paulo busca argumentos para mudar a interpretação da lei e conseguir o efeito suspensivo até sexta-feira, que liberaria o atacante para o clássico. O novo julgamento aconteceria a partir da próxima semana, após o jogo contra o Corinthians.

Outra questão, se o clube optar por tentar um novo julgamento, é que a punição pode até aumentar – Luis Fabiano tem um histórico de expulsões. Se for julgado no Pleno do STJD, o caso será analisado por nove auditores.

Na semana passada, o jogador começou a ser julgado em dois artigos: praticar jogada violenta e ofender árbitros, assistentes ou demais integrantes da equipe de arbitragem. Mas, por decisão do relator do processo, foi apenado em outro artigo mais leve, de desrespeito. O árbitro André Luiz de Freitas Castro tinha relatado ofensas do jogador na súmula: “Vai tomar no c…, vai ser f…. Vocês estão acabando com o futebol. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar.”

Contra o Corinthians, além de Luis Fabiano, inicialmente fora, o técnico Juan Carlos Osorio não poderá contar com Pato (cláusula contratual) e Thiago Mendes (suspenso com três amarelos). Por isso, o reforço Wilder Guisao se colocou à disposição para estrear no Majestoso. Ele poderia formar um ataque gringo ao lado de Centurión. A outra opção é João Paulo.

2 COMENTÁRIOS