Hora de voltar para casa!

84

SãoPaulo.F.C

Érico Leonan

Tricolor reencontra o Morumbi e tenta encaminhar classificação no Campeonato Paulista de 2016

Morumbi

Por Rubens Chiri

Após uma ampla reforma no gramado – a maior nos últimos 20 anos -, o Tricolor está de volta ao Morumbi! Neste sábado (2), às 18h30 (de Brasília), o São Paulo matará a saudades do estádio no confronto com o Oeste, que poderá encaminhar a classificação do clube para a próxima fase do Campeonato Paulista. Com 19 pontos em 13 rodadas, o time são-paulino precisa de um resultado positivo para seguir firme, já que após o duelo deste final de semana restará apenas mais uma partida na fase de grupos – diante do São Bento, fora de casa.

Publicidade

Por isso, ter a oportunidade de retornar ao Cícero Pompeu de Toledo foi valorizado pelo técnico Edgardo Bauza. “O Morumbi é a nossa casa. Isso nos dá alegria. Segundo que vai ajudar o ânimo e a recuperação do time. Dá para ver os jogadores estão contentes por voltar ao Morumbi. Como imagino a torcida também, que volta para sua casa. Valorizo muito isso”, afirmou o comandante argentino, que teve a opinião compartilhada pelo elenco.

“Me identifiquei rapidamente com o Morumbi desde a minha chegada. O nosso torcedor gosta, e nós também nos sentimos em casa. O Pacaembu é bom, mas o Morumbi é o Morumbi. É sempre bom jogar lá, e vamos com tudo para brigar por uma vitória e tentar encaminhar a nossa classificação”, opinou Michel Bastos. “Estou feliz e ansioso. Vai ser minha primeira vez. É sempre bom voltar para casa, todos gostam. Pode ser que nos ajude, porque jogar lá é diferente, o apoio da torcida é maior. Espero que o Morumbi nos ajude e traga sorte”, acrescentou Maicon.

Os números também dão força ao discurso do defensor e mostram que a equipe são-paulina é uma anfitriã de respeito diante de sua torcida. Desde a sua inauguração em dois de outubro de 1960, foram 1598 jogos no estádio: 947 vitórias, 391 empates e 260 derrotas – aproveitamento de 67,4%. Neste período, o time marcou 3017 gols e sofreu 1597.

Por isso, ciente da importância de iniciar a volta para casa com um resultado positivo, Maicon encara o embate contra o clube de Itápolis com seriedade. “O Oeste é um jogo decisivo, não pode ser visto como teste, senão a gente perde e se complica também no Paulista. Depois pensamos na Libertadores, porque precisamos conquistar os três pontos neste final de semana e fazer valer a nossa força em casa”, completou o marcador.

Além das novas dimensões do campo, o estádio recebeu outras melhorias: substituições das traves, que agora serão no padrão FIFA, novo gramado – grama Bermuda Celebration, a mesma dos estádios que receberam a maior competição de futebol do mundo, e que substituem a Esmeralda  –, reforma no banco de reservas e modernização no sistema de drenagem.

Vale lembrar que em 2015, o time são-paulino venceu 23 das 33 partidas que disputou no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, além de seis empates e quatro derrotas (75,76% de aproveitamento). O sistema ofensivo balançou as redes 65 vezes, enquanto a defesa foi vazada em apenas 22 ocasiões. A última partida do Tricolor, no Morumbi, foi na emocionante vitória sobre o Figueirense por 3 a 2, com gols de Luis Fabiano, Alan Kardec e Thiago Mendes – estes dois últimos com tentos já nos instantes finais do duelo.

SÃO PAULO x OESTE

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 02/04/2016 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (ambos de SP)

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes e Paulo Henrique Ganso; Michel Bastos, Daniel e Calleri. Técnico: Edgardo Bauza.

OESTE: Leandro Santos; Amaral, Brinner, Matheus Salustiano e Fernandinho; Leandro Mello, Elivelton e Marcelinho Paraíba; Mazinho, Cristiano e Maurinho. Técnico: Renan Freitas.