GloboEsporte
Marcelo Hazan
Veja mais detalhes e como estão as conversas entre a diretoria e o atacante equatoriano.
São Paulo e Rojas abriram as negociações para prorrogar o contrato do atacante até o fim do ano. A conversa é para manter os valores do atual vínculo, com término no dia 4 de julho, e só aumentar o prazo por mais seis meses.
Tanto São Paulo quanto Rojas enxergam com bons olhos a prorrogação do contrato até o fim do ano. Os dois lados discutem também uma possível cláusula de renovação automática baseada em metas esportivas.
Nesse caso, se Rojas fizer um determinado número de jogos ao longo do segundo semestre, seu contrato seria renovado automaticamente por mais um ano, até dezembro 2021.
O São Paulo e o estafe do atleta debatem quantos jogos ele teria de fazer para alcançar esse objetivo.
Em recuperação de lesão, Rojas, do São Paulo, iniciou treinamentos no campo — Foto: Marcelo Hazan
Rojas não joga desde outubro de 2018.
Com a prorrogação do contrato, o São Paulo pretende dar mais tempo para o equatoriano retomar sua forma. A paralisação do futebol causada pela pandemia de Covid-19 tornaria muito curto ou sequer daria tempo para Rojas voltar a jogar e mostrar que merece continuar.
– Da nossa parte, a decisão mais sensata seria propor a ele uma extensão até o fim do ano para que possamos ter mais tempo, tanto para que ele se ambiente de novo, como também para quem sabe negociar uma renovação um pouco mais longa. Estamos com todos os olhos. Gostamos muito dele e torcemos muito pela recuperação – disse o gerente Alexandre Pássaro, no fim de abril.
Rojas, do São Paulo, fez tratamento em casa durante o início da quarentena — Foto: Reprodução
Em meio à pandemia, Rojas tem ido ao CT da Barra Funda, onde faz treino individual no campo sem bola. A programação é para em breve iniciar as atividades técnicas.
O São Paulo considera que Rojas está bem e monitora como a musculatura do jogador vai reagir às próximas semanas para que ele possa trabalhar sem nenhuma restrição.
Ainda não há uma data fechada para o elenco de Fernando Diniz e os outros clubes do estado retornarem aos treinamentos, com exceção do Bragantino. Uma reunião nesta quarta-feira com a FPF poderá levar a uma definição.
Com a iminente saída de Antony para o Ajax, Rojas pode vir a ser uma opção de lado de campo no elenco do técnico Fernando Diniz. O treinador ainda não teve a oportunidade de trabalhar com o jogador.
Quais foram as lesões de Rojas?
Em agosto de 2019, quando estava em fase de transição e iniciava treinos no gramado, Rojas sofreu uma nova lesão no joelho direito (o clube explicou na época que não havia ligação entre as lesões).
Na ocasião, ele teve uma ruptura do tendão quadricipital, de acordo com o São Paulo. Depois da cirurgia, o jogador andava com o auxílio de muletas.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Rojas, do São Paulo, deixa campo com suspeita de grave lesão no joelho direito
Rojas não joga uma partida desde o dia 26 de outubro de 2018, quando sofreu uma ruptura nos ligamentos do tendão patelar do joelho direito (relembre no vídeo acima).
Essa foi a primeira lesão grave do atacante. Ele sentiu durante uma partida contra o Vitória, no Barradão.
As etapas das lesões de Rojas:
- 26 de outubro de 2018 – ruptura dos ligamentos do tendão patelar do joelho direito;
- 1 de novembro de 2018 – cirurgia para reconstituir os ligamentos;
- 14 de novembro de 2018 – início da recuperação no São Paulo;
- 16 de maio de 2019 – jogador corre no gramado do CT da Barra funda;
- 15 de julho de 2019 – retirada de ponto do joelho;
- 13 de agosto 2019 – nova lesão no joelho direito;
- 24 de abril de 2020 – faz nova avaliação física e tem evolução.