UOL
Thiago Fernandes
Desde que estreou pelo São Paulo, em 20 de agosto, Luciano ficou fora de cinco partidas. O duelo contra o Atlético-MG, amanhã (16), será o sexto sem o jogador e representa uma boa chance de se isolar na tabela. O atacante se ausentou de um jogo do Brasileirão e quatro da Libertadores. Ele teve que cumprir suspensão no torneio nacional e não pôde atuar na competição continental devido a uma punição de três jogos pelo Grêmio, seu ex-clube, por causa de uma briga generalizada no Gre-Nal, disputado em março. Na última participação dos paulistas na Libertadores, ele foi poupado por causa de um desconforto muscular.
Nos cinco compromissos sem o atacante de 27 anos, o Tricolor paulista obteve dois triunfos, um empate e duas derrotas. O jogo do Campeonato Brasileiro culminou em vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO. Na Libertadores, a equipe bateu o Deportivo Binacional por 5 a 1, no Morumbi, empatou com o River Plate, em casa, por 2 a 2 e perdeu para a LDU por 4 a 2 e para o mesmo River, na Argentina, por 2 a 1.
O aproveitamento do São Paulo sem Luciano, desde a sua chegada ao Morumbi, é de 46,67% em cinco partidas. Em compensação, com o atacante em campo, a situação é melhor. O time obteve 15 vitórias, 11 empates e duas derrotas durante os 28 jogos com o atleta. Os números conferem ao Tricolor paulista o rendimento de 66,6%. O atacante, que sofreu um estiramento na coxa esquerda, é destaque também na participação em gols. Ele marcou 15 vezes e ainda deu sete assistências após a mudança para a capital paulista. Isso significa que participou de 42,3% dos 52 gols do São Paulo em jogos que esteve em campo.
As estatísticas comprovam a importância de Luciano na formação de Fernando Diniz. No jogo contra o Atlético-MG, amanhã, no Morumbi, ele não estará em campo. A comissão técnica se divide entre duas opções para o setor: Pablo e Vitor Bueno são as alternativas. A decisão deve ser tomada durante a atividade de hoje (15) no CT da Barra Funda. Justamente o jogo sem Luciano representa uma boa chance de o Tricolor paulista se distanciar novamente na primeira colocação do torneio nacional. A equipe tem 50 pontos conquistados, e o adversário desta semana, o vice-líder Atlético-MG, soma 46. Um triunfo pode fazer o São Paulo abrir sete pontos de vantagem para o oponente.
LEIA TAMBÉM:
- Além das 4 linhas – Despesas
- Ex-São Paulo e Fluminense, Felipe Alves acerta com o Noroeste
- Com parte do salário de Oscar, patrocínio máster vai render R$ 88 milhões ao São Paulo em 2025
- Por que geração campeã na base não resolve problemas do São Paulo para 2025
- Veja números de Wendell, lateral do Porto que está na mira do São Paulo