São Paulo supera desfalques, segura pressão e vence a Ferroviária na estreia da Brasil Ladies Cup

68

GloboEsporte

Gol da vitória tricolor saiu ainda no primeiro tempo, com Gláucia, após erro na saída da goleira grená.

  • Ladies Cup com clima de Libertadores!
  • Melhores momentos: São Paulo 1 x 0 Ferroviária, pelo Brasil Ladies Cup
  • Melhores momentos: São Paulo 1 x 0 Ferroviária, pelo Brasil Ladies CupNem parecia torneio de fim de temporada. Em Santana de Parnaíba, o vice-paulista São Paulo e a terceira colocada na Libertadores Ferroviária protagonizaram um jogo quente, com lances perigosos, divididas cheias de vontade, gol anulado, desgaste físico e defesas decisivas, bem ao estilo da maior competição sul-americana. Uma atmosfera de tensão que não poupou nem a goleira Luciana, a melhor do Brasileirão este ano, que errou na saída de bola e possibilitou o gol da vitória tricolor por 1 a 0 dos pés de Gláucia, ainda no primeiro tempo. Jogando com todas as fichas que tinha, a técnica Roberta Batista chegou mesmo a recorrer a Rafa Mineira, que estava no banco, ainda em processo de recuperação de lesões, mas não adiantou. A rede chegou a balançar para a Ferroviária aos 43 minutos, com Rayssa, parecendo mudar a história do jogo, mas a arbitragem estava atenta para o impedimento. Em outros momentos, a goleira Carla foi essencial, neutralizando as principais chances de empate adversário. Por fim, mesmo desfalcado por um surto de gripe de última hora, o 4-5-1 do São Paulo funcionou melhor diante do 3-5-2 das Guerreiras Grenás e garantiu 3 pontos importantes na competição, que promete ter vindo para ficar no calendário do futebol feminino ao menos até 2023.
  • Como fica?
  • Com a vitória, o São Paulo divide a liderança do grupo B com o América de Cali, que venceu o Inter por 1 a 0 e tem o mesmo saldo de gols. A Ferroviária amarga a última posição na chave, sem pontuar.
  • Próximo jogo
  • As Guerreiras Grenás mal descansam do revés e já voltam a entrar em campo na terça-feira diante do também derrotado Internacional, às 10h, em Santana de Paranaíba. No mesmo dia, o São Paulo encara o América de Cali, às 18h, no duelo direto pela liderança do grupo.
  • São Paulo desfalcado
  • O São Paulo não entrou em campo com toda a sua força neste domingo. Primeiro, um surto de gripe, que inclusive afetou o técnico Luciano, afastou quatro atletas da partida sobretudo na defesa contra a Ferroviária. Além disso, Lary Santos sentiu poucos minutos antes do início do jogo e foi substituída de última hora por Cris no setor criativo.
  • Discurso antirracista
  • Ferroviária fez campanha antirracista na estreia da Brasil Ladies Cup
  • Ferroviária fez campanha antirracista na estreia da Brasil Ladies Cup (Foto: Tiago Pavini/Ferroviária)A Ferroviária aproveitou os holofotes em torno da primeira edição da Ladies Cup para reforçar o discurso antirracista no futebol. Antes do jogo, as meninas ostentaram um cartaz com os dizeres “Se as pessoas aprendem a odiar, podemos ensiná-las a amar”, de Nelson Mandela. Além disso, as camisas das jogadoras expunham expressões racistas como forma de repúdio à intolerância e ao preconceito.
  • Primeiro tempo
  • O São Paulo começou avançando a marcação e dificultou a saída de bola para a Ferroviária, que iniciou chegando perto do gol somente por bola parada. O Tricolor, explorando os contra-ataques, criou chances pelo lado direito do campo e levou perigo ao adversário, principalmente, em jogadas de Naná. No melhor lance do jogo até então, a goleira são-paulina evitou o primeiro gol da Ferroviária após chutes de Carol Tavares e Laryh aos 10 minutos. Mas quem saiu na frente foi o time mandante. Após saída errada da goleira Luciana com interceptação da Micaelly, Gláucia abriu o marcador para o São Paulo aos 21 minutos. A AFE não se abateu e buscou o placar com Carol Tavares, mas não foi efetiva na finalização. Ao longo da primeira etapa, a rivalidade e a sede de bola estiveram evidentes, como na dividida entre Maressa e Luana aos 35. Na reta final, a Locomotiva até esteve mais presente no campo de ataque, mas não concluiu com precisão as finalizações.
  • Segundo tempo
  • Na etapa final, o São Paulo até criou, mas a Ferroviária dominou e levou perigo ao longo dos 45 minutos. Logo de cara, as duas equipes chegaram com muito fôlego, mas após uma volta de vestiários alucinante, a intensidade da partida caiu. Apesar de melhorar no setor de criação com a entrada de Rafa Mineira, a AFE pecou nas finalizações. Nos minutos, o time de Araraquara levou ainda mais perigo e até colocou a bola na rede são-paulina com Raissa, aos 43, mas o tento foi anulado por impedimento.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade