GazetaEsportiva
O futebol brasileiro sofreu com os reflexos da pandemia em 2021 e viu a temporada anterior entrar ano a dentro. O Brasileirão de 2020 só terminou no fim de fevereiro e foi justamente nesse período que o São Paulo protagonizou sua derrocada na competição nacional.
O São Paulo de Fernando Diniz chegou a liderar grande parte do Brasileirão, mas caiu muito de produção na reta final. Nos últimos 11 jogos, foram duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Diniz não aguentou a pressão e deixou o comando do time antes mesmo do torneio ser encerrado, na 33ª rodada.
Terminando o Brasileiro na quarta posição, o Tricolor Paulista garantiu sua vaga direta para a Copa Libertadores, mas decepcionou sua torcida que tanto esperava o título brasileiro.
Sucesso no Campeonato Paulista e fim de jejum
O ponto alto do São Paulo na temporada foi o Campeonato Paulista. Com uma campanha de 11 vitórias em 16 jogos, a equipe comandada pelo técnico Hernán Crespo desempenhou o melhor futebol da competição e encerrou um jejum de nove anos sem títulos.
Líder na classificação geral, o São Paulo passou por Ferroviária nas quartas de final, Mirassol nas semis e bateu o Palmeiras na grande decisão. As equipes empataram em 0 a 0 no Allianz Parque e o Tricolor triunfou no Morumbi com uma vitória por 2 a 0.
Queda de rendimento e problemas físicos
Se o título paulista foi muito comemorado, o restante da temporada foi preocupante. O São Paulo teve uma brusca queda de desempenho no Brasileirão e passou a sofrer com um alto número de lesões. Com o Reffis cheio e um trabalho cada vez mais desgastado de Crespo, o time dedicou seu Brasileirão a lutar na parte de baixo da tabela.
Nas Copas, São Paulo foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas da Libertadores e pelo Fortaleza na Copa do Brasil. Com resultados decepcionantes no Brasileirão, Crespo e diretoria entraram em um comum acordo e o técnico foi desligado. O ídolo Rogério Ceni, que já havia passado pelo clube em 2017, assumiu o Tricolor.
Era Ceni e final melancólico
Com Rogério Ceni, o desempenho do São Paulo melhorou, mas não o bastante para tranquilizar o torcedor. O São Paulo foi até a penúltima rodada do Brasileirão com chances de ser rebaixado para a segunda divisão. Além disso, o time sofreu uma goleada acachapante para o Flamengo em pleno Morumbi lotado.
O que esperar para 2022?
Para 2022, o São Paulo pretende ser mais competitivo, com a liberação de alguns atletas e chegada de outros. Com jogadores que possuem o perfil que Rogério Ceni gosta, somado aos jovens talentos de Cotia, o clube busca ter uma temporada tranquila.
A grande chance de título do São Paulo na temporada é no Campeonato Paulista, além da Copa Sul-Americana, que costuma ser mais acessível em relação à Libertadores. Via Brasileirão, o Tricolor busca alcançar uma das vagas que levam à principal competição do continente.
Artilharia
O artilheiro do São Paulo na temporada foi o atacante Pablo. O jogador ex-Athletico Paranaense anotou 13 gols, dois a mais que Rigoni, vice-artilheiro.
Números gerais do São Paulo em 2021
72 jogos
29 vitórias
28 empates
22 derrotas
113 gols feitos
87 sofridos
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo