GloboEsporte
Tricolor, que no ano passado brigou para não cair, lidera torneio após 4 a 0 sobre o Athletico-PR.
Bastou um jogo no Brasileiro de 2022 para o São Paulo superar a campanha das seis primeiras rodadas de 2021, ano em que empurrou a briga contra o rebaixamento até a penúltima partida do torneio.
No domingo, em casa, o time de Rogério Ceni goleou o Athletico-PR por 4 a 0 na abertura da competição, marcando seus três primeiros pontos. No Brasileiro de 2021, o São Paulo demorou seis partidas para alcançar a mesma pontuação, e ainda assim com um gol a menos.
São Paulo goleou o Athletico-PR na primeira rodada do Brasileirão — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Sob o comando do técnico argentino Hernán Crespo e recém-campeão Paulista, a equipe fez péssima largada no Brasileiro. Foram três derrotas (Atlético-GO, Atlético-MG e Santos) e três empates (Fluminense, Chapecoense e Cuiabá) – fez um gol na Chapecoense e dois no Cuiabá.
Aquele time só venceria pela primeira vez na décima rodada, ao fazer 2 a 0 sobre o Internacional em Porto Alegre.
A equipe não conseguiu se recuperar daquele início ruim e chegou a ocupar uma vaga na zona de rebaixamento. No segundo turno, Crespo foi demitido após empate com o Cuiabá, fora de casa. Rogério Ceni foi contratado e comandou o time nos 12 últimos jogos do torneio – só no penúltimo, vitória em casa sobre o Juventude, respirou aliviado sem o risco da degola.
Marcar quatro gols numa mesma partida, inclusive, é algo que não aconteceu em 2021, quando o São Paulo encerrou o Brasileiro com o seu pior ataque na competição desde 2003 – foram só 31, menos de um por rodada.
Para a estreia no Brasileiro, Ceni abriu mão de levar seus titulares para o duelo contra o Ayachuco, no Peru, na semana passada, pela Copa Sul-Americana.
– Resultados ruins, infelizmente, têm chance de acontecer. Mas eu acho que é melhor ter uma vitória na primeira rodada do que esperar a décima. Nós não queremos ter um Brasileiro nem próximo do que foi o do ano passado, dependendo de ganhar um jogo na penúltima rodada para escapar do rebaixamento. Nós queremos levar o São Paulo a algo que ele mereça disputar em 2023 – afirmou o treinador após a vitória sobre o Athletico.
A equipe terá uma sequência de jogos no Brasileiro contra Flamengo (fora), Red Bull Bragantino (fora), Santos (casa) e Fortaleza (fora).
Na quinta, porém, volta a jogar a Copa Sul-Americana, contra o Everton, do Chile, no Morumbi.
LEIA TAMBÉM:
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar