GazetaEsportiva
O São Paulo visita a Universidad Católica nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
As duas tradicionais equipes da América do Sul já se enfrentaram algumas vezes ao longo da história, com destaque para a final da Libertadores de 1993, vencida pelo São Paulo, que defendia o título do torneio, além de também ter se sagrado campeão mundial e paulista na temporada anterior.
No jogo de ida, no estádio do Morumbi, o São Paulo não tomou conhecimento da Universidad Católica, goleando o adversário por 5 a 1. López, contra, Vitor, Gilmar, Raí e Muller balançaram as redes para o Tricolor. Já na reta final da partida, de pênalti, Almada fez o gol de honra dos chilenos.
No jogo de volta, no Estádio Nacional do Chile, a Universidad Católica venceu por 2 a 0, com gols de Lunari e Almada, novamente de pênalti, mas o resultado não foi suficiente para tirar o bicampeonato continental do São Paulo, que marcava época com um elenco repleto de craques.
O elenco do São Paulo de 1993 é tido por muitos torcedores como o melhor da história do clube. Depois de fazer história no ano anterior, o Tricolor de Telê Santana, não satisfeito, repetiu a dose goleando o rival chileno na final da Libertadores e vencendo o poderoso Milan de Maldini, Baresi, Desailly e Papin por 3 a 2 na decisão do Mundial de Clubes.
Anos depois, em 1999, São Paulo e Universidad Católica se reencontraram na fase de grupos da Copa Mercosul, e o Tricolor novamente levou a melhor, vencendo no Chile, por 3 a 0, e no Morumbi, por 2 a 0.
Mais recentemente, pela Copa Sul-Americana, o São Paulo enfrentou a Universidad Católica dois anos consecutivos. Em 2012, ano em que foi campeão do torneio, o Tricolor avançou para a decisão após empatar em 1 a 1, no Chile, e em 0 a 0, no Morumbi, levando a melhor graças ao critério do gol fora de casa.
No ano seguinte, São Paulo e Universidad Católica se enfrentaram nas oitavas de final da Sul-Americana. Na ida, no Morumbi, os times empataram em 1 a 1. Já na volta, no Chile, o Tricolor levou a melhor por 4 a 3, em jogo marcado por uma atuação épica de Rogério Ceni, que fechou o gol para evitar a eliminação.
A partida desta quinta-feira marcará o décimo confronto entre São Paulo e Universidad Católica na história. O Tricolor venceu cinco dos nove duelos até aqui, empatando outros três e perdendo apenas um, que foi o jogo de volta da final da Libertadores de 1993.
LEIA TAMBÉM:
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo
- Com lesão e “fico” de Zubeldía, Galoppo se aproxima de fim de ciclo no São Paulo
- São Paulo x Atlético-MG: saiba onde assistir ao duelo pelo Brasileirão