(Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)
Da forma como se classificou, na altitude de La Paz e com um zagueiro improvisado no gol, o São Paulo chegará fortíssimo ao mata-mata da Taça Libertadores. Essa é a avaliação de Wesley, um dos destaques da equipe no dramático empate por 1 a 1 com o The Strongest, que selou a vaga para enfrentar o Toluca, do México, nas oitavas de final.
– Jogos assim têm todo um clima, uma situação que envolve todo o grupo. Independentemente de quem jogue, todos torcem, ajudam. Quando acontecem coisas assim, a gente vê que o grupo está querendo, sabe? Está com mais tesão de vencer. O grupo sempre esteve unido, e essa vitória serviu de lição para a gente – disse o jogador, na manhã desta segunda-feira.
As dificuldades da equipe treinada por Edgardo Bauza na competição sul-americana não se limitaram ao jogo na Bolívia. Primeiramente, sofreu para passar do César Vallejo, do Peru, e avançar à fase de grupos. Depois, também teve atuações ruins contra The Strongest, em casa, e Trujillanos, na Venezuela. Sofrimento que ficou para trás, segundo Wesley.
– Não que a primeira fase não seja importante, mas agora vira a chave, é outra competição. Tudo fica maior, estádio cheio, televisões… Independentemente se o professor conversa ou não, ele procura sempre nos ajudar, principalmente no posicionamento. Com a experiência dele na competição, todos vão aprender – comentou o meio-campista, referindo-se aos dois títulos de Libertadores de Bauza, algo que aumenta mais sua confiança para os próximos desafios.
– Da forma como foi a classificação, todos ficam ligados. Sabem a história que o São Paulo tem. A gente trabalhou muito para isso, não foi fácil. Estamos criando um grupo bem bacana. Vamos longe. Estão todos bem felizes até o momento. Espero que seja assim até o final, não só nessa competição, mas também no Campeonato Brasileiro.
Para a partida de quinta-feira, contra o Toluca, no Morumbi, Bauza não terá o goleiro Denis e o atacante Calleri, que foram expulsos na semana passada. Na manhã desta segunda, em trabalho tático realizado em espado reduzido contra o time sub-19, o comandante argentino mostrou seu primeiro esboço para o duelo.
Titular contra o The Strongest, Wesley começou a atividade na reserva, mas foi testado mais tarde, no lugar de Thiago Mendes. Sem goleiro, os dez jogadores de linha inicialmente foram Bruno, Maicon, Rodrigo Caio, Mena, Hudson, Thiago Mendes, Kelvin, Ganso, Michel Bastos e Alan Kardec.