Organizadas do São Paulo ficarão em mesmo setor das rivais do Palmeiras e prometem pagar prejuízos no Allianz Parque

171

PM vê decisão como prudente para evitar circulação de tricolores em Rua Palestra Itália

LANCE

São-paulinos na arena do Palmeiras em 2016, antes da implantação da torcida única (Foto: Reprodução)

A Polícia Militar determinou em reunião conjunta entre autoridades e as torcidas organizadas de São Paulo e Palmeiras que as facções do time tricolor ficarão no mesmo setor ocupado habitualmente pelas rivais alviverdes, o chamado ‘gol norte’, no duelo entre o clube do Morumbi e o Água Santa, às 20h (de Brasília) de segunda-feira (13), pelas quartas de final do Campeonato Paulista, no Allianz Parque.

Publicidade

Segundo Henrique Gomes de Lima, o Baby, presidente da Independente, principal organizada são-paulina, as facções tricolores se comprometeram ainda a pagar do próprio bolso eventuais prejuízos causados por atos de vandalismo no setor . No restante do estádio, exceto o espaço de visitantes, os danos serão custeados pelo próprio São Paulo.

Havia a expectativa de que a Mancha Verde, principal organizada do Palmeiras, oferecesse resistência à presença de Independente, Dragões da Real, Falange Tricolor e Os Implacáveis no espaço geralmente ocupado por ela.

Isso porque as quatro organizadas são-paulinas pediram textualmente à diretoria do clube que as rivais alviverdes não ocupassem a ‘arquibancada laranja’ do Morumbi, onde ficam, no jogo entre Palmeiras e Santos, há cerca de um mês, disputado no Morumbi.

O LANCE! apurou com fontes da PM que a manutenção das organizadas são-paulinas no mesmo setor que as rivais alviverdes atendem algumas demandas. A principal delas é impedir a movimentação de integrantes da Independente na Rua Palestra Itália, principal foco de preocupação de conflitos para o jogo de segunda.

O ‘gol norte’ tem acesso pela Avenida Francisco Matarazzo. A Independente sairá do Terminal Barra Funda e seguirá a pé para o local pela via.

A ideia é que torcedores trajando vestimentas da uniformizada sejam barrados de entrar na Rua Palestra Itália se não estiverem com ingressos nos setores cujo acessos é feito por aquela via.

O L! revelou parte do plano elaborado pela corporação para o entorno do Allianz Parque. Por conta própria, o Palmeiras já havia avisado o São Paulo que isolaria as entradas do clube social e de suas lojas oficiais na Rua Palestra Itália. Algo que o Tricolor já havia feito nas entradas do portão principal do Morumbi quando o Verdão utilizou o estádio, em fevereiro.

No restante, além de medidas habituais tomadas em jogos do Palmeiras, como o fechamento de acesso para quem não tem ingresso na Rua Palestra Itália, a PM vai dar atenção especial na esquina com a Rua Caraíbas, que será totalmente bloqueada para circulação.

O motivo é claro: é nesta via que estão as sedes das torcidas organizadas palmeirenses e a maioria de restaurantes e bares temáticos para torcedores.

Tapumes serão colocados no decorrer do domingo (12), isolando as entradas às lojas principalmente da Mancha Alviverde e Força Jovem, essa última organizada do Vasco, aliada dos palmeirenses e que também possui sede no local.

O movimento é idêntico ao feito quando o Palmeiras jogou no Morumbi, com a sede da Independente, em frente à entrada para as arquibancadas azul e laranja, isolada.

Houve ainda a recomendação que Mancha e outras facções alviverdes não tenham atividades no dia, como aconteceu com a Independente no jogo do Palmeiras no estádio são-paulino.

Comerciantes em frente ao Allianz estão sendo orientados a retirarem decorações alusivas ao Palmeiras e atenderem o público ‘na porta’. Ou seja, sem permitir a entrada dentro dos estabelecimentos.

De qualquer forma, o efetivo da PM nas intermediações da arena será reforçado em pontos estratégicos, como nas esquinas com as avenidas Sumaré e Pompeia, além dos acessos nos shoppings West Plaza e Bourbon, vizinhos à arena.