Thiago Carpini comenta situações de Luan e Nikão no São Paulo: “Vão buscar espaço”

849

O novo técnico do São Paulo, Thiago Carpini, deixou claro que conta com o volante Luan e com o atacante Nikão para a temporada de 2024. Em coletiva de apresentação, concedida nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, o treinador afirmou que os dois jogadores estão integrados ao elenco tricolor e receberão oportunidades, mas precisam responder em campo se quiserem permanecer nos planos do clube.

“Acho que todos os atletas que se apresentaram, foram um consenso da diretoria, do planejamento, até essa troca de comando. Acho que, não só o Luan, aí entra a questão do ser humano e não do ‘ser atleta’, todos os atletas que estiverem no São Paulo, seja o Patryck, da base, do mais jovem ao Rafinha, temos todos o mesmo tratamento, respeito, direitos e deveres. Sabemos que a responsabilidade dos mais velhos, em momentos de dificuldades, é maior, isso é inevitável, porque viveram mais, mas, cobramos e oportunizamos da mesma maneira. O Luan é um cara que está integrado e vai buscar o espaço dele”, disse.

“Como o São Paulo sempre fez, vai respeitar a pessoa, dar informação e conteúdo, a seleção é natural, cada um vai buscando seu espaço e se ocupando. Cabe a mim dar esses direcionamentos conforme os jogos e competições. O Luan, enquanto estiver aqui no nosso elenco, vai ser tratado dessa maneira e buscar o espaço dele. Se fizer por merecer no dia de uma oportunidade, volta a jogar. Se não fizer, outro faz e volta para o final da fila. No futebol é assim, não temos tempo de ficar lamentando. Sempre falo sobre não desistir das pessoas, mas todo mundo tem um limite. A partir do momento que não vemos uma resposta do jogador, segue a fila, volta para o final, vem o próximo e o São Paulo precisa andar”, continuou o comandante.

Nikão e Luan eram peças consideradas descartadas no São Paulo com Dorival

Emprestado ao Cruzeiro, Nikão disputou 31 jogos (13 como titular) no ano passado, com quatro gols e três assistências. Por sua vez, Luan, que renovou contrato em maio, até o fim de 2026, fez 28 partidas (12 como titular), com duas bolas na rede e um passe final.

Publicidade

“Sem dúvida [a posição é a mesma em relação ao Luan]. Ele já está com nós, treinando igual, vai ter as mesmas informações e oportunidades no dia a dia para que conquiste o espaço dele caso tenha uma oportunidade no jogo. O mesmo respeito do humano Nikão, do atleta Nikão, assim como o Luan e todos os outros. Alguns jovens já fazem parte, outros que devem voltar, que já faziam parte do processo e estão na Copinha. Vamos absorver todos dentro do grupo, ver como será o nosso ambiente para podermos cada vez mais estar próximos e mexer o mínimo possível no grupo para criarmos vínculos, compromisso uns com os outros. São desafios gigantescos, oportunidades maiores ainda, mas muita coisa boa deixada pelo trabalho do professor Dorival, pelo respaldo que a diretoria deu, pela maneira como o São Paulo vem se organizando. Nosso desejo é que tudo caminhe bem”, completou.

Com trabalhos de destaque no Juventude, conseguindo o acesso à Série A do Brasileirão, e no Água Santa, onde foi vice-campeão paulista de 2023, Carpini chega ao Tricolor acompanhado do auxiliar Estephano Djian e do preparador físico Caio Gilli.

O novo treinador terá uma semana de trabalho até o primeiro compromisso da temporada. No primeiro teste, comandou a equipe na vitória por 3 a 0 em jogo-treino contra o São Bernardo, no CT da Barra Funda. O São Paulo tem estreia no Paulistão marcada para 20 de janeiro, às 20h (de Brasília), contra o Santo André, no Morumbi.

GazetaEsportiva