Além das 4 linhas – 63% de aproveitamento

131

Zubeldía tem este bom número de aproveitamento no SPFC 2024, coisa que não pode e não vai ser deixada de lado pela diretoria.

Eu tenho reservas ao sistema de jogo 4.2.4 que o treinador Argentino utiliza no tricolor, penso que ele é vulnerável, principalmente contra os grandes times, justamente aqueles que tiraram o SPFC das copas em 2024. Quando Dorival chegou, os elogios eram nesta exata direção, ou seja, que o treinador havia chegado e fortalecido o meio de campo e com isso o time cresceu. Já escrevi algumas vezes aqui neste espaço de reflexão que o 4.2.3.1 do Dorival, com Rato e Nestor de titulares e Calleri e Lucas fazendo frente e meia centralizado deixava o time mais combativo no meio, o setor que ganha jogos, e no caso, ganhou um campeonato inédito.

Zubeldía sacou Rato e Nestor colocando Ferreira e Luciano. Claro que as perdas de Pablo Maia e Alisson enfraqueceram a proteção do nosso gol, mas com 2 no meio a coisa fica mais perigosa sempre, não adianta negar. Mas é assim que ele gosta e será assim que o time irá jogar em 2025, infelizmente. Ancelotti está penando para deixar o Real Madri competitivo após a chegada do Mbappé e do Endrick. Acabou que no momento o Rodrygo foi pro banco, claro, com muitos atacantes em campo o meio e a defesa, consequentemente, ficam fracos. Lá só se joga contra bons times, não tem esta de time pequeno como aqui, mesmo no brasileiro.

Publicidade

Por outro lado, nosso tricolor foi desclassificado no detalhe das duas copas, o que mostra a capacidade do time. Acredito que a direção possa montar um elenco e time um pouco mais forte na próxima temporada considerando a contratação de um lateral para cada lado, principalmente na esquerda, e um meia pensador para organizar o time, coisa que os melhores do país já possuem. As notícias falam disso, aguardemos.

Li também algumas coisas sobre o plano de responsabilidade financeira que o SPFC assinou  e fiquei até certo ponto satisfeito sabendo que em 2025 o clube terá os mesmos recursos financeiros que tem em 2024 e que a partir de 2026, a cada ano, o caixa será um pouco maior até 2029, o quinto ano no planejamento de quitar ou amenizar muito as dívidas que asfixiam a instituição. Hoje por volta de R$ 80 milhões por ano vão só para dívidas, ou seja, este recurso poderia estar no orçamento do departamento de futebol, imaginem a diferença!!!

Penso que a libertadores 2025 está garantida, coisa importante para o clube por muitas razões, a começar pela visibilidade, rendas, prêmios, patrocínios e possibilidades esportivas.

Assunto de dispensas e saídas do elenco já estão na mídia e os nomes de Nestor, Galoppo e Bobadilla são os mais comentados, mas o nome de Ferraresi também já foi citado. Alguns jogadores que estão no elenco são emprestados e ainda não sabemos se ficarão, caso de Marcos Antônio principalmente, pois com as voltas de Alisson e Pablo o meio ganhará reforços. Liziero ainda é uma interrogação, dizem que não possui preparo físico para uma partida inteira, coisa absurda se for verdade.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes