Poucos citariam a paciência com uma das características de Luis Fabiano. Mas é a ela que o jogador, sempre lembrado por seu comportamento explosivo, credita o bom início de temporada. Na noite desta quarta-feira, o atacante deve ser titular do São Paulo no clássico com o Corinthians, em Itaquera, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.
O Fabuloso cita a recuperação das lesões que o deixaram longe dos gramados no ano passado para explicar o bom momento atual. Segundo o camisa 9, as condições àquela época permitiram que ele pudesse fazer o tratamento com calma, sem atropelos.
– As coisas têm que ser feitas com paciência. Em 2012 e 2013, eu não tive essa tranquilidade. O time vivia uma situação delicada, eu precisava voltar rapidamente. Em 2014 a equipe estava bem e eu pude fazer as coisas com calma, porque não existia pressão para eu voltar. Agora eu colho os frutos – explica Luis Fabiano, que tem o Corinthians como uma de suas principais vítimas, com oito gols sofridos.
– Estou vivendo um começo de temporada muito bom, me dedico aos treinamentos no máximo. Agora temos esse grande clássico na Libertadores, onde tenho boa média de gols. Quero mantê-la contra todos os times, não só contra o nosso grande rival.
O são-paulino admite que a sequência de problemas físicos o deixava com temor de fazer alguns movimentos durante as partidas. Ele garante, porém, que isso ficou para trás.
– Antes eu realmente ficava receoso de fazer algum tipo de jogada, de dar duas arrancadas seguidas. Hoje estou muito confiante, sem qualquer tipo de restrição, sem medo nenhum, o que era normal e me limitava em certas ações. Agora sei que posso fazer qualquer jogada que não vai acontecer nada – diz.
Aos 34 anos, Luis Fabiano ainda não pensa em encerrar a sua carreira. O camisa 9 tem contrato com o São Paulo até o fim de 2015, mas não sabe seguirá atuando no Morumbi no próximo ano,apesar dos dirigentes do clube já terem manifestado interesse na renovação do vínculo. Caso saia o Tricolor, ele pretender deixar uma imagem vitoriosa, com uma última temporada vitoriosa.
– Hoje eu não penso em encerrar a minha carreira, já que eu tenho um ano de contrato. Com certeza, eu jogarei mais dois ou três anos. Mas eu tenho a possibilidade de encerrar a minha história no São Paulo esse ano. Vou fazer de tudo para que esse ano seja maravilhoso e que eu possa sair tranquilo, com a cabeça erguida e sabendo que o meu nome ficou aqui (..). Terceiro ou segundo maior artilheiro da história do São Paulo.
Sobre o adversário desta quarta, Luis Fabiano destaca o setor defensivo, mas ele acredita que é possível furar o bloqueio montado por Tite, mesmo na casa do Corinthians.
– É uma defesa compacta, que deixa pouco espaço. Um time que, taticamente, cumpre muito o que o treinador pede. Mas existe maneiras (de vazar). Tem que movimentar muito, ninguém é imbatível não. Todo time tem seus defeitos – afirma.