Sornoza, Sanchez e Kannemann são alguns dos jogadores que foram convocados para amistosos que serão disputados por seus países em setembro
Convocado pela Argentina, Walter Kannemann foi contratado pelo Grêmio em 2016 e soma 113 partidas pela equipe. Além de ter se tornado titular absoluto no time, o zagueiro é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa tricolor nesta temporada, ficando atrás apenas de Marcelo Grohe e Bruno Cortez, empatados com 38 partidas, e Everton, com 36. Para a torcida, o jogador já se tornou ídolo e referência no time comandado por Renato Gaúcho. Pela seleção argentina, Kannemann nunca teve a atenção de Jorge Sampaoli, mas a história mudou quando Lionel Scaloni assumiu o comando da equipe e colocou o zagueiro no topo da lista de convocados para os amistosos contra a Guatemala e Colômbia, nos dias 7 e 11 de setembro, respectivamente. Porém, para defender seu país, o jogador desfalcará o Grêmio nos confrontos com o Santos e Inter, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente, ambos pelo Brasileirão.
Convocado pela Colômbia, Yimmi Chará foi contratado pelo Atlético-MG durante a Copa do Mundo, mas já mostrou ser um dos grandes reforços da equipe nesta temporada, com boas saídas de bola, forte finalizações e o aspecto veloz, que fizeram o ponta surpreender com três assistências e um gol em nove partidas disputadas. Convocado por José Pékerman desde 2014, Chará chegou a entrar na lista preliminar para a Copa do Mundo, mas acabou não indo para a Rússia, mas voltou a ganhar oportunidade na equipe para disputar os amistosos contra Venezuela e a Argentina nos dias 7 e 11 de setembro. Por conta dos compromissos, o ponta ficará fora das próximas partidas do Brasileirão, contra São Paulo e Atlético-PR.
Também convocado pela Colômbia, Cuéllar chegou na Gávea em 2016 e foi pouco utilizado pelo técnico Zé Ricardo, porém começou a ganhar mais oportunidades com Reinaldo Rueda, passou a integrar o time titular e manteve o crescimento de produção. Atualmente, o volante é um dos destaques do time rubro-negro. Convocado para a seleção colombiana desde as categorias de base, o jogador ficou fora da Copa da Rússia, mas voltou a ser lembrado para os amistosos contra Venezuela e Argentina nos dias 7 e 11, respectivamente. Por conta disso, Cuéllar, que tem 77 jogos disputados pelo Flamengo, de acordo com o Transfermarkt, poderá desfalcar a equipe rubro-negra na semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians e nos confrontos com Internacional e Chapecoense, pelo Brasileirão.
Convocado pelo Equador, Robert Arboleda assinou com o São Paulo em junho de 2017 um contrato sem muitas expectativas, mas soube aproveitar as oportunidades na equipe mantendo atuações consistentes, assumiu a titularidade e rapidamente se tornou um dos homens de confiança de Diego Aguirre na defesa. O bom desempenho já despertou interesse de clubes europeus, mas o zagueiro garante estar focado no Tricolor, time pelo qual disputou 52 jogos e marcou quatro gols. Convocado pela seleção equatoriana pela primeira vez na Copa América de 2016, Arboleda voltará a representar seu país nos amistosos contra Jamaica e Guatemala, nos dias 7 e 11 de setembro, respectivamente, se tornando desfalque certo no São Paulo para os próximos confrontos do Brasileirão, contra Atlético-MG e Bahia.
Também convocado pelo Equador, Junior Sornoza assinou com o Fluminense em 2017 e viveu um período de altos e baixos antes de se tornar um dos principais jogadores no time comandado por Marcelo Oliveira. As boas atuações principalmente no quesito assistência e finalização fizeram o meia receber sondagens do Fenerbahçe, mas as negociações não avançaram. Sornoza já havia sido convocado pela seleção equatoriana em 2014, quando disputou jogos contra Brasil, Estados Unidos, El Salvador e Bolívia. Chamado novamente para defender a equipe nos amistosos contra Jamaica e Guatemala, nos dias 7 e 11 de setembro, o meia desfalcará o Tricolor Carioca nos duelos contra Vitória e Botafogo, ambos no Maracanã, nos dias 6 e 9 de setembro.
Convocado pelo Peru, Miguel Trauco chegou no Flamengo no início de 2017 após ser eleito o melhor jogador do campeonato peruano atuando pelo Universitário, com quem o Rubro Negro negociou contrato de empréstimo do jogador por cerca de R$ 2,5 milhões. Apesar de ter desembarcado no Rio como uma grande promessa, faz tempo que o lateral-esquerdo não se destaca na equipe e, apesar de ter contrato até dezembro de 2019, o empresário do jogador já procura novos rumos para o mesmo. Nesta temporada, o defensor vestiu a camisa rubro-negra em apenas sete partidas, mesmo apresentando bom desempenho na Copa do Mundo pela seleção peruana, equipe da qual faz parte desde 2014. Para disputar os amistosos contra Holanda e Alemanha, nos dias 6 e 9 de setembro, respectivamente, o jogador será desfalque no Flamengo nos duelos do Brasileirão contra o Inter e Chapecoense.
Convocado pelo Uruguai, Carlos Sanchez ainda não teve tempo nem de perder o carregado sotaque castelhano enquanto atua no Brasil. Contratado pelo Santos em julho de 2018, o meia disputou apenas quatro jogos pela equipe e ainda não marcou gols, mas já assumiu a titularidade absoluta no meio de campo e se tornou um dos xodós da torcida. Além do bom desempenho inicial, o jogador esteve envolvido na polêmica que resultou na eliminação do Santos da Libertadores, após punição imposta pela Conmebol. Para integrar a seleção uruguaia no amistoso contra o México, no dia 7 de setembro, Carlos Sanchez ficará fora do duelo contra o Grêmio, na próxima quinta-feira, pelo Brasileirão.
Também convocado pelo Uruguai, Arrascaeta desembarcou em Belo Horizonte em 2015 e tem sido um dos grandes líderes do Cruzeiro na fase de mata-matas da Copa do Brasil, além de obter atuações de destaque na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Tais fatores, fizeram o jogador se tornar o estrangeiro com mais gols na história do clube, totalizando 46 tentos. Nesta temporada, o meia é o vice-líder em assistência, totalizando oito, e também o vice-artilheiro do time celeste, com 11 gols. Apesar de ter apenas 24 anos, Arrascaeta vem sendo convocado pela seleção uruguaia desde 2014. Para atuar pelo seu país no amistoso contra o México, no dia 7 de setembro, o jogador ficará fora do duelo contra Botafogo e Sport, nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.