GloboEsporte.com
Bruno Cassucci e Leandro Canônico*
Muricy Ramalho, Caio Ribeiro e Casagrande opinam sobre o questionamento; no sábado, Timão e Tricolor se enfrentam, às 17h, em Itaquera, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Aos 39 anos, Danilo é um exemplo de jogador vitorioso. E seus principais titulos na carreira foram conquistados com as camisas de Corinthians e São Paulo, adversários neste sábado, às 17h, em Itaquera, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foram oito pelo Timão e quatro pelo Tricolor.
Mas onde Danilo jogou melhor? No Timão, o meia está desde 2010. No Tricolor, a trajetória dele foi de três temporadas, de 2004 a 2006. Entre os rivais, uma passagem pelo Kashima Antlers, do Japão.
O GloboEsporte.com convidou os comentaristas Muricy Ramalho, que comandou o meia Danilo no São Paulo, Caio Ribeiro e Casagrande para opinar. Veja abaixo o que cada um deles falou:
Muricy Ramalho
Muricy Ramalho treinou Danilo no São Paulo, mas acha que o meia jogou melhor no Corinthians — Foto: Reprodução SporTV
– O Danilo jogou melhor no Corinthians. Lá ele teve mais tempo para mostrar o seu futebol. É um jogador muito útil, muito tático, muito inteligente para jogar. E que joga em várias posições.
– Uma outra coisa importante de dizer, além do tempo, no Corinthians ele teve mais confiança da diretoria para jogar. No São Paulo, a diretoria desconfiava demais do Danilo, e ele não tinha tanta segurança para jogar.
Caio Ribeiro
Caio Ribeiro escolheria o Danilo do São Paulo para o seu time — Foto: Reprodução
– Falar do Danilo é fácil, porque, além de um grande jogador, é um grande profissional. Jogando ou entrando, ele está sempre à disposição. Virou referência em todos os lugares. Tem uma carreira de tirar o chapéu. Nessa comparação, é muito difícil opinar.
– No par ou ímpar, talvez eu ficasse com o Danilo do São Paulo. Talvez, o que tenha sido decisivo para a minha escolha, seja a idade. O Danilo de alguns anos atrás, campeão pelo Corinthians, era um grande jogador. Mas no São Paulo ele tinha mais energia, era titular absoluto, um dos homens de confiança, mesmo com troca de treinadores.
Casagrande
Casagrande acredita que importância de Danilo para o Corinthians foi maior — Foto: Reprodução / TV Globo
– Eu acho que o Danilo foi bem, aliás, muito bem, no São Paulo assim como foi muito bem no Corinthians. Só que eu acho que a importância que ele tem para a história do Corinthians é maior do que a que ele tem para o São Paulo.
– Ele foi campeão da Libertadores com o Corinthians, um título que o time nunca tinha conquistado e a torcida esperava. E foi campeão mundial também no Japão, quando teve a invasão da torcida. O Danilo também ganhou esses títulos no São Paulo, mas a importância para o Corinthians foi maior.
Danilo no Corinthians
- 353 jogos
- 35 gols
- 192 vitórias
- 88 empates
- 73 derrotas
- 8 títulos: Paulista (2013 e 2018), Brasileirão (2011, 2015 e 2017), Recopa Sul-Americana (2013), Libertadores (2012) e Mundial (2012)
Danilo chegou ao Corinthians em 2010, ano do centenário do clube. O início da passagem dele pelo Timão teve pouco brilho, mas aos poucos o meia foi caindo nas graças da Fiel. Fundamental na campanha do pentacampeonato brasileiro de 2011, ele foi protagonista em momentos decisivos da Libertadores de 2012 e também no Mundial de Clubes.
Nos anos seguintes, fez aquilo que se acostumou durante toda a carreira: empilhar títulos. Vieram Recopa Sul-Americana, Paulistão, outro Brasileiro… Até sofrer uma grave lesão em agosto de 2016, que o afastou dos gramados por mais de um ano e quase o fez amputar a perna.
Aos 39 anos, o veterano tem contrato com o Corinthians até o fim deste ano, mas já avisou que quer jogar em 2019. A diretoria alvinegra promete discutir o assunto depois do Brasileirão, mas não está disposta a renovar o vínculo de Danilo a menos que ele aceite considerável redução salarial.
Danllo tem uma história muito vitoriosa no Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians
Danilo no São Paulo
- 193 jogos
- 37 gols
- 111 vitórias
- 44 empates
- 38 derrotas
- 4 títulos: Paulista, Libertadores e Mundial (2005) e Brasileirão (2006)
Danilo chegou ao São Paulo em 2004. Logo na primeira temporada, ajudou a levar o Tricolor até as semifinais da Libertadores. O time, no entanto, perdeu do Once Caldas. No Brasileirão, a equipe conseguiu terminar na terceira colocação e garantir nova vaga no torneio continental.
Aí começaram as conquistas de Danilo no São Paulo. Em 2005, com ele titular, o Tricolor levou o Paulistão, a Libertadores e também o Mundial de Clubes. Danilo era o maestro daquela equipe.
No ano seguinte, por muito pouco, não conquistou novamente a Libertadores. O Tricolor perdeu a final para o Inter. Mas, no Brasileirão, com Danilo novamente em destaque, o São Paulo levantou o troféu. E, no fim do ano, o meia acertou sua transferência ao Kashima Antlers.
Onde Danilo jogou melhor?
*Colaboraram Denise Thomaz Bastos e Vanessa Santilli
O melhor camisa 10 que tivemos depois do Raí Guevara
Parte burra da torcida o chamava de danilesma, pra mim uma pena ter idoboarar nas galinhas