GloboEsporte
De 2001 a 2019, Tricolor teve anos de glórias e agora enfrenta jejum incômodo de títulos.
Qual é a melhor temporada do São Paulo no século? E a pior? Em meio à paralisação do futebol por causa da pandemia do novo coronavírus, o GloboEsporte.com mostra como foi o desempenho do Tricolor de 2001 a 2019 e faz um ranking do pior até o melhor ano.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Concorda? Discorda? Vote nas enquetes:
Qual foi a pior temporada do São Paulo neste século?
Veja o ranking do GloboEsporte.com:
19º (pior ano)- 2017
Rogério Ceni, quando era técnico do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
Brigou para não ser rebaixado no Brasileirão e sofreu eliminação tripla: Corinthians (semi do Paulistão), Cruzeiro (Copa do Brasil) e Defensa y Justicia (Sul-Americana). Iniciou a temporada sob o comando de Rogério Ceni e terminou com Dorival Júnior. Teve em Hernanes o grande símbolo da retomada para fugir da inédita queda para a Série B.
- Brasileiro: 13º
- Copa do Brasil: 4ª fase
- Sul-Americana: 1ª fase
- Paulistão: 4º
- Time-base (quem mais atuou no ano): Sidão, Buffarini (Bruno), Rodrigo Caio, Arboleda e Júnior Tavares; Jucilei, Petros e Hernanes; Cueva, Marcos Guilherme e Lucas Pratto.
18º – 2013
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Corinthians leva o título da Recopa Sul-Americana sobre o rival São Paulo
Mais uma vez brigou contra o rebaixamento no Brasileirão. Iniciou a recuperação após a troca de Paulo Autuori por Muricy Ramalho, em setembro daquele ano, quando o time era o 18º colocado. Caiu para Atlético-MG (Libertadores), Ponte Preta (Sul-Americana) e Corinthians (Paulistão). Também perdeu para Corinthians (Recopa) e Kashima Antlers (Copa Suruga).
- Brasileiro: 9º
- Libertadores: Oitavas de final
- Recopa: vice-campeão
- Sul-Americana: semifinal
- Copa Suruga: vice-campeão
- Paulistão: 3º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Rafael Tolói e Cortez (Reinaldo); Wellington, Maicon, Paulo Henrique Ganso e Jadson; Aloísio e Luís Fabiano.
17º – 2018
Diego Aguirre e André Jardine durante treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net
O time terminou o primeiro turno na liderança do Brasileirão, mas caiu de rendimento na segunda metade, principalmente por causa do desfalque de Everton. A temporada terminou com demissão do técnico Diego Aguirre a cinco rodadas do fim da competição, e André Jardine assumiu a equipe. Foi eliminado por Athlético-PR (Copa do Brasil), Colón (Sul-Americana) e Corinthians (Paulistão).
- Brasileiro: 5º
- Copa do Brasil: 4ª fase
- Sul-Americana: 2ª fase
- Paulistão: 3º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Jean, Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson, Jucilei e Nenê; Helinho, Everton e Diego Souza.
16º – 2016
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Os gols de Atlético Nacional 2 x 1 São Paulo, pela Libertadores
De forma surpreendente, o Tricolor foi até a semifinal da Libertadores com o argentino Edgardo Bauza. Calleri, com 16 gols em 31 jogos, foi o grande nome do time eliminado pelo campeão Atlético Nacional, da Colômbia. A queda foi marcada por muita reclamação da arbitragem por um pênalti não marcado em Hudson no segundo jogo, em Medellín. A expulsão de Maicon, no Morumbi, também foi contestada. O Tricolor também caiu para Juventude (Copa do Brasil), Audax (à época dirigido por Fernando Diniz, nas quartas de final do Paulistão) e fez campanha discreta no Brasileirão.
- Brasileirão: 10º
- Copa do Brasil: oitavas de final
- Libertadores: semifinal
- Paulistão: 8º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Denis, Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena (Carlinhos); Hudson, Thiago Mendes, Wesley (Michel Bastos) e Paulo Henrique Ganso (Cueva); Kelvin (Luiz Araújo) e Calleri (Chávez).
15º – 2010
Fernandão e Hernanes comemoram gol do São Paulo — Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM
Rogério Ceni, Miranda, Hernanes, Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira eram os principais nomes de um São Paulo que ficou muito perto de voltar a uma final de Libertadores, mas parou no ótimo Internacional de D’Alessandro, Guiñazu, Sandro, Tinga, Taison e Alecsandro. O Tricolor também sofreu a primeira das três eliminações seguidas para o Santos de Neymar e Ganso na semifinal do Paulistão (2010, 2011 e 2012).
- Brasileiro: 9º
- Libertadores: semifinal
- Paulistão: 4º
14º – 2019
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Melhores momentos: Corinthians 2 x 1 São Paulo pela final do Campeonato Paulista 2019
O São Paulo disputou a primeira final de campeonato da “era Leco” (de outubro de 2015 até hoje com o atual presidente no cargo) e perdeu a taça do Paulistão para o Corinthians. A equipe teve quatro treinadores no ano: André Jardine, Vagner Mancini (interino), Cuca e Fernando Diniz. O Tricolor foi eliminado por Talleres (Libertadores) e Bahia (Copa do Brasil).
- Brasileiro: 6º
- Copa do Brasil: oitavas de final
- Libertadores: 2ª fase
- Paulistão: vice-campeão
- Time-base (quem mais jogou no ano): Tiago Volpi, Igor Vinícius (Juanfran), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan (Tchê Tchê), Hernanes (Igor Gomes) e Daniel Alves; Antony, Alexandre Pato e Pablo.
13º – 2011
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Rogério Ceni faz gol 100 da carreira em partida contra o Corinthians
O ano marcou o centésimo gol da carreira de Rogério Ceni, em clássico vencido por 2 a 1 contra o rival Corinthians, na Arena Barueri.
- Brasileiro: 6º
- Copa do Brasil: quartas de final
- Sul-Americana: oitavas de final
- Paulistão: 4º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Jean, Rhodolfo, Alex Silva (Xandão e João Filipe) e Juan; Wellington (Casemiro), Cícero e Rivaldo (Carlinhos Paraíba); Marlos (Dagoberto), Lucas e Luís Fabiano.
Em Barueri, Rogério Ceni marca de falta seu centésimo gol da carreira — Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM
12º – 2015
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Adeus do M1to: saiba como foi a noite de despedida de Rogério Ceni do futebol
O ano de maior turbulência do São Paulo na década fora do gramado, com denúncias de corrupção, gravações de conversas privadas, briga entre dirigentes e renúncia do presidente Carlos Miguel Aidar. Em campo, o Tricolor acumulou mais uma temporada na fila. O ídolo Rogério Ceni se aposentou no fim da temporada com um evento inesquecível para os torcedores no Morumbi.
- Brasileiro: 4º
- Copa do Brasil: semifinal
- Libertadores: Oitavas de final
- Paulistão: 4º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Reinaldo (Carlinhos); Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos (Centurión) e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Luís Fabiano.
11º – 2009
Por pouco o Tricolor não conquistou o tetracampeonato brasileiro consecutivo. O time liderado em campo por Rogério Ceni chegou vivo à última rodada, mas viu o Flamengo levar a taça em campanha de recuperação. Houve muita reclamação dos são-paulinos ao longo do campeonato pelas suspensões do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a jogadores importantes, como por exemplo Dagoberto, Borges e Jean.
- Brasileiro: 3º
- Libertadores: quartas de final
- Paulistão: 4º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Renato Silva (Rodrigo), André Dias e Miranda; Jean (Zé Luis), Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Júnior César; Dagoberto e Washington (Borges).
10º – 2004
Danilo, Grafite e Fabão fizeram mesmo caminho de Cuca: do Goiás para o São Paulo — Foto: Editoria de Arte
O elenco montado por Cuca com uma base de jogadores do Goiás foi longe na Libertadores. O Tricolor de Cicinho, Fabão, Gustavo Nery, Fábio Simplício, Danilo, Grafite e Luis Fabiano caiu diante do Once Caldas, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo.
- Brasileiro: 3º
- Libertadores: semifinal
- Sul-americana: oitavas
- Paulistão: 5º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Fabão, Lugano e Rodrigo; Cicinho, Renan (Fabio Simplício), Josué, Danilo e Fábio Santos (Gustavo Nery ou Júnior); Grafite e Luis Fabiano.
9º – 2003
Lugano é apresentado pelo presidente Marcelo Portugal Gouvea, em 2003 — Foto: Divulgação / São Paulo
Mais um ano que não pode ser lembrado por títulos. O time até chegou perto no Paulista, mas foi derrotado pelo Corinthians na final. Foi em 2003, porém, que o então presidente Marcelo Portugal Gouvêa fez um contratação polêmica, sem consultar o treinador Oswaldo de Oliveira. Um zagueiro uruguaio, de 22 anos, reserva do Nacional, desconhecido. Diego Lugano mudaria esse status nos anos seguintes.
- Brasileiro: 3º
- Copa do Brasil: quartas de final
- Sul-americana: semifinal
- Paulistão: vice-campeão
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Gabriel, Jean, Julio Santos (Lugano) e Gustavo Nery (Fabiano); Alexandre, Fabio Simplício, Carlos Alberto e Ricardinho; Diego Tardelli e Luis Fabiano.
8º – 2014
Kaká, Luis Fabiano e Ganso em treino do São Paulo em 2014 — Foto: Marcelo Prado
Com Kaká, Luis Fabiano e Alexandre Pato, o torcedor do São Paulo sonhou. Mas as taças não vieram. No Brasileiro, o time chegou a incomodar o Cruzeiro, mas não foi o suficiente para tirar o bicampeonato dos mineiros. Uma consolação: o ídolo Rogério Ceni, que se aposentaria no fim daquele ano, decidiu adiar o fim da carreira por uma temporada a mais.
- Brasileiro: 2º
- Copa do Brasil: terceira fase
- Sul-Americana: Semifinal
- Paulistão: 6º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Hudson, Rafael Toloi, Antonio Carlos (Edson Silva) e Álvaro Pereira; Denilson, Souza, Kaká e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato (Alan Kardec) e Luis Fabiano.
7º – 2002
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Melhores momentos de São Paulo 1 x 2 Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2002
Foi um ano de derrotas amargas para o São Paulo. O vice-campeonato no Rio-São Paulo, contra o Corinthians, que também derrubou o Tricolor nas semifinais da Copa do Brasil. No Brasileiro, após fazer a melhor campanha da primeira fase, eliminação para o Santos de Diego e Robinho. Teve um título, porém: o Supercampeonato Paulista, uma disputa entre os melhores paulistas do Rio-São Paulo e os melhores do Paulista, disputado sem o grandes naquele ano. Bateu o Ituano na final.
- Brasileiro: 5º
- Copa do Brasil: semifinal
- Copa dos Campeões: fase de grupos
- Rio São-Paulo: Final
- Supercampeonato Paulista: campeão
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Gabriel, Jean, Ameli (Julio Santos) e Jorginho Paulista; Maldonado, Fabio Simplício, Ricardinho e Kaká; Reinaldo e Luis Fabiano.
6º – 2001
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Em 2001, revelação Kaká comanda São Paulo na conquista do Torneio Rio-São Paulo
Os são-paulinos não esquecem aquele garoto ainda franzino que entrou em campo no Morumbi e brilhou na final do Rio-São Paulo contra o Botafogo. O único título do Tricolor na temporada serviu para revelar ao mundo aquele que seria um dos principais jogadores dos próximos anos, Kaká, eleito o melhor do planeta em 2007 pela Fifa.
- Brasileiro: 7º
- Copa do Brasil: quartas de final
- Copa dos Campeões: vice-campeão
- Mercosul: fase de grupos
- Rio-São Paulo: campeão
- Paulistão: 8º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Belletti, Emerson, Reginaldo (Júlio Santos ou Wilson) e Gustavo Nery; Fabio Simplício, Júlio Baptista, Adriano (Leonardo) e Kaká; França e Luis Fabiano.
5º – 2012
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
São Paulo é campeão da Copa Sul-Americana
Foi o ano do último título do Tricolor neste século, a Copa Sul-Americana. O duelo contra o Tigre, da Argentina, nem terminou – o rival se recusou a voltar para o segundo tempo depois de uma confusão no intervalo. A taça foi erguida por Lucas Moura, que se despedia do clube a caminho do PSG.
- Brasileiro: 4º
- Copa do Brasil: semifinal
- Sul-Americana: campeão
- Paulistão: 3º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Paulo Miranda (Douglas), Rafael Tolói, Rhodolfo e Cortez; Wellington (Maicon), Denílson (Casemiro) e Jadson (Cícero); Osvaldo, Lucas e Luis Fabiano.
4º – 2008
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Goiás x São Paulo pela última rodada do Brasileirão 2008
Muricy Ramalho se tornou o Rei dos pontos corridos num campeonato bem mais difícil do que o do ano anterior. O tri do Brasileiro, desta vez, veio apenas na última rodada, um gol de Borges contra o Goiás no Distrito Federal.
- Brasileiro: campeão
- Libertadores: quartas de final
- Sul-Americana: 1ª fase
- Paulistão: 3º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Rodrigo, André Dias e Miranda; Jancarlos (Joílson), Richarlyson, Hernanes, Jorge Wagner (Hugo) e Júnior (Jorge Wagner); Dagoberto e Borges.
3º – 2007
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Em 2007, São Paulo e Botafogo empatam em 2 a 2 pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Com uma defesa que sofreu apenas 19 gols em 38 jogos, o São Paulo venceu mais uma vez o Campeonato Brasileiro com uma incrível campanha. Na Libertadores, queda precoce, ainda nas oitavas de final.
- Brasileiro: campeão
- Libertadores: oitavas
- Sul-Americana: quartas de final
- Paulistão: 3º
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, André Dias, Breno e Miranda; Souza (Leandro), Richarlyson, Hernanes, Jorge Wagner e Júnior; Dagoberto e Aloísio Chulapa (Borges).
2º – 2006
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Em 2006, São Paulo empata com Atlético-PR e conquista o tetracampeonato brasileiro
O Ano 2 da soberania tricolor no início do século. O São Paulo foi vice-campeão paulista e da Libertadores, derrotado pelo Internacional. No Brasileiro, porém, venceu a primeira das três taças que levantaria consecutivamente, feito até hoje inédito no torneio.
- Brasileiro: campeão
- Libertadores: vice-campeão
- Recopa Sul-Americana: vice-campeão
- Paulistão: vice-campeão
- Time-base (quem mais jogou no ano): Rogério Ceni, Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Mineiro, Josué, Souza e Danilo; Leandro e Aloísio Chulapa.
1º (melhor ano) – 2005
Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.
Acesso gratuito
Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte
Em 2005, São Paulo ganhava o tricampeonato mundial
A defesa de Rogério Ceni em falta batida por Gerrard virou quadro, camiseta e cena definitiva do que se tornaria o mais brilhante ano do São Paulo neste novo século. O tricampeonato mundial, o primeiro brasileiro a alcançar essa glória, coroando a temporada do tri da Libertadores e daquele que seria até aqui o último título do Campeonato Paulista.
- Brasileiro: 11º
- Libertadores: campeão
- Mundial: campeão
- Sul-Americana: 1ª fase
- Paulistão: campeão
- Time-base: Rogério Ceni, Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso (Grafite) e Aloísio Chulapa.
Hello! I could have sworn I’ve been to this site before but after
browsing through many of the articles I realized it’s new
to me. Anyhow, I’m definitely pleased I discovered it and I’ll be book-marking it
and checking back regularly!
I visited many websites however the audio quality for audio songs current at this site is actually marvelous.
asmr 0mniartist
This is very interesting, You are a very skilled
blogger. I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more
of your wonderful post. Also, I have shared your website in my social networks!
If you want to grow your familiarity just keep visiting
this web page and be updated with the newest information posted here.
It’s amazing for me to have a site, which is valuable for my
knowledge. thanks admin
I used to be able to find good info from your blog articles.
Wow, superb blog structure! How long have you been running a blog for?
you made blogging glance easy. The total glance of your site is great, let alone the content!
Wonderful blog you have here but I was curious if you knew
of any community forums that cover the same topics discussed here?
I’d really love to be a part of group where I can get feed-back from other knowledgeable individuals that share the same interest.
If you have any suggestions, please let me know. Thanks!
I like the valuable info you provide in your articles.
I will bookmark your weblog and check again here frequently.
I’m quite certain I’ll learn many new stuff right here!
Good luck for the next!