Além das 4 linhas – Lucas ou Luciano?

590

É meus amigos, a pergunta terá que ser respondida e em breve. Está claro que Lucas não pode jogar pelos lados por duas razões básicas e importantes: Ele não tem mais pernas para jogar pelos lados e, principalmente, pelo meio ele rende muito mais. Como Lucas é muito melhor do que Luciano, ele deve iniciar as partidas e Luciano ficar como opção a ele e opção também para uma mudança de esquema caso o treinador assim queira.

Em minha modesta opinião o Zubeldía irá escolher o time do Dorival do meio para frente, com Rato na direita, Lucas centralizado e Nestor na esquerda na linha de 3. Luiz Gustavo e Alisson são os volantes e Calleri o 9. A linha de 4 atrás tem Igor, Arbolenda, Alan Franco e Wellington.

O que acontece é que hoje em dia os times competem muito e jogar com Luciano, Lucas e Calleri é ter menos pegada, o que é fatal. Um bom exemplo para isso é a escalação do Flamengo para os jogos finais da copa do brasil de 2023. Quando jogou em casa no primeiro jogo, o time carioca usou o trio da frente com Bruno Henrique, Pedro e Gabriel. Perdeu o jogo. Para a partida no Morumbis eles tiraram o Gabriel e foi melhor. O futebol atual não permite abrir mão de muita marcação, ocupação de espaços, preparo físico, tática muito boa e raça.

Publicidade

Isso está acontecendo com o SPFC faz certo tempo, já que com Luciano, Lucas e Calleri o time vai pior do que com Rato na ponta direita. A pergunta é quem sai? Eu ainda digo e escrevo que é uma pena o SPFC não ter no elenco uma opção a Rato. Hoje a escolha é Luciano no meio e Lucas do lado. Fica meia boca. Michel não faz este papel pela direita. O Erick é mais ponta do que meia e não tem tanto poder de recompor espaços, assim como o Ferreira ou o André.

Sem querer ser o dono da verdade, eu dizia e escrevia que Nestor voltaria a ser titular assim que estivesse em forma. Isso aconteceu. E agora cravo que Rato voltará a ser titular assim que estiver bem física e tecnicamente. Para não desgastar Lucas, Luciano entrará em todas as partidas e decidirá muitas, como faz desde que chegou. Poderia o time jogar no 4.4.2 com 3 volantes, Lucas na frente deles e na frente Calleri e Luciano? Poderia, mas o time perde força no ataque pelos lados. Isso fica respondido pelas escolhas dos dois bons treinadores dos últimos tempos, Zubeldia e Dorival.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes