Além das 4 linhas – Time arrumado

240

A gente assiste a uma partida do SPFC do Zubeldía e vê um time arrumado em campo. O SPFC sem sombra de dúvida tem um bom treinador e um elenco que precisa de reforços, mas de nível bom para o Brasil. Nesta semana uma matéria dizia que o atual treinador tem 83% dos pontos disputados no Morumbis e Carpini saiu com 61% dos pontos conquistados jogando em casa. Na atual libertadores o tricolor tem a defesa menos vazada, o que prova ser Zubeldía um bom treinador.

Tem muito trabalho pela frente? Sim, o clube tem muito trabalho pela frente como um todo, dentro e fora de campo. Os riscos do esporte são grandes, desde contusões a inúteis convocações para inúmeras seleções nacionais. O time no momento não pode contar com três importantes titulares contundidos, as vezes titulares suspensos e titulares convocados. Até reserva contundido tem, o que torna a lateral esquerda um ponto de atenção. Só muita grana pode trazer um elenco numeroso com peças de reposição de bom nível.

Faz alguns dias uma matéria que li dizia que a atual folha de pagamentos do Botafogo é maior do que a do Flamengo. Veja bem, o Flamengo tem reserva que seria titular no tricolor. Este é o trabalho principal a ser feito, ou seja, arrumar o caixa pagando dívidas e trazer dinheiro novo para bancar um elenco numeroso e caro, coisa que o momento não permite, tendo em vista fracassadas negociações desta janela com vários atletas, como Pol Fernadez, Alex Sandro, Mário Rui e Thiago Mendes.  Claro, trazer jogador por trazer também não resolve, aí entra a importância da comissão técnica e do Muricy. Há “ciência” numa montagem de elenco.

Publicidade

Sou apenas um torcedor que escreve esta simples reflexão semanal, mas gosto de olhar para a parte administrativa também, pois isso é o que traz as taças e boas campanhas ao longo do tempo. Nada adianta ir bem por três anos e não ir bem por outros três anos.

Eu gostaria de ver mais opções para o ataque principalmente e fiquei preocupado com as contusões de Pablo Maia e Alisson. A rigor só Marcos Antônio veio preencher a lacuna, já que o Luiz Gustavo viria sem a contusão do Pablo, pois não havia reserva a ele. Agora saiu Ferreira e o elenco não tem opção com as mesmas características. O Erick ainda busca seu melhor futebol e Rato joga na direita, além de também não ter as mesmas características. O jovem Willian acaba de fazer uma boa partida, mas é preciso cuidado para não queimar o garoto com cobrança exagerada como muitas vezes aconteceu, até com Casemiro e Kaká. André pode substituir Calleri? Jandrei a Rafael? O elenco precisa de peças.

Vejam bem, escrevi perguntando sobre os reservas dos titulares de hoje, mas poderíamos estar falando de titulares com nível mais elevado. Todo mundo sabe que não sou fã do Luciano, o acho um bom jogador para compor um bom elenco. Eu gostaria de gente mais qualificada na direita com Lucas fazendo o meio na linha de três. Eu na verdade prefiro o Rato ao Luciano, que ainda precisa me convencer decidindo uma partida importante, coisa que não fez na copa do Brasil 2023 e neste ano ainda não fez também. Eu fui ao estádio na partida pela libertadores contra o Nacional, o jogo mais importante do ano, pergunta se Luciano desequilibrou? Rato desequilibrou, como aliás desequilibrou na copa do Brasil passada ao lado de Lucas, Calleri, Rafinha e Nestor. Aliás, na partida de ontem o camisa 10 do SPFC foi também o pior do time. Tricolores, me desculpem a sinceridade, mas o camisa 10 do time não pode ser o pior em campo nas duas partidas mais importantes do ano jogadas no prazo de uma semana. No momento Luciano está no time por falta de opção, eu concordo, afinal Ferreirinha está contundido, mas Luciano havia conquistado a titularidade. Quando Ferreirinha voltar e Rato puder jogar, Luciano será titular?

Eu acredito em boa campanha do SPFC neste resto de ano. O futebol brasileiro mudou nos últimos anos e alguns clubes tiveram verdadeiras revoluções em suas gestões, como Palmeiras, Fortaleza e Flamengo. Outros clubes viraram empresa e subiram muito de nível, como Bahia e Botafogo. O Cruzeiro e o Atlético mineiro estão num bom caminho também, assim como o Athlético paranaense. Somando isso ao tricolor, temos 8 clubes brigando forte pelas taças. Esta quantidade de clubes faz do brasil o país com a maior quantidade de entidades futebolísticas em condições de levantar taças importantes. O mais incrível é que não citei Grêmio, Internacional, Corinthians, Vasco, Fluminense e Santos, clubes também grandes e que podem se refazer a qualquer momento.

O nível subiu muito e o SPFC não pode parar em sua reconstrução interna.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes