Belmonte deu declaração muito significativa nesta semana: “Nunca tive dinheiro para contratar jogador pronto, só posso contratar aposta”. A conclusão é que os ricos ficam com os jogadores que chegam e rendem e o tricolor com aqueles que podem chegar e não dar certo, tipo Jamal e tantos outros.
Num outro ponto da entrevista ele disse que o SPFC precisa economizar 10% de sua folha de pagamento de R$ 18 milhões ao mês. Por outro lado, o Zubeldía pediu 5 contratações para 2025. Digamos que a equação pede certa mágica e muita capacidade e criatividade. Um lateral direito, um lateral esquerdo, um meia pensador e um ponta reserva para o Ferreirinha, que após sair do time o rendimento coletivo caiu demais por falta de opção para o treinador manter o esquema, são as principais preocupações e buscas.
Nosso diretor também disse que Luciano não está a venda, pois faz gols e isso é sempre importante. Como o tricolor quer contratar um armador, Luciano provavelmente iria para a reserva, pois o quarteto com Lucas, Calleri e Ferreirinha terá um armador. Será que ele quer ser reserva? O SPFC pode pagar o salário dele para um reserva? E para concluir: De quem Luciano é ou será reserva? Sim, faço a pergunta por entender que Luciano é um segundo atacante e nosso time não usa este esquema faz tempo. Na realidade Luciano atrapalha o Lucas que atrapalha o Luciano. Com um armador a coisa piora, já que não sobraria lugar para Luciano, que não poderia ser o reserva do Lucas por não ter a velocidade dele. Como Luciano também não é armador e tampouco camisa 9 ou ponta, ele seria um reserva de luxo que o tricolor talvez não possa ter.
Sinceramente? Luciano é patrimônio da instituição e Belmonte não pode dizer que o clube pensa em o dispensar. Tudo está sendo tratado com muito tato e capacidade. Sei que Luciano interessa ao Cruzeiro e ao Santos e é lógico que o tricolor quer alguma grana para liberar o bom jogador que Luciano sempre foi. Como a conta financeira do SPFC não fechará por mais um ano e como sabemos que em 2025 terá que fechar como fruto do acordo com o fundo, alguns caros jogadores terão que sair. Assim, Luciano não é o único, a lista passa por Ferraresi, Nestor, Galoppo, Rafinha, Liziero e Jamal. Tem também alguns menos caros como Rodriguinho. Todos estes jogadores possuem opção no elenco.
A realidade é esta e se para ter um 10 de verdade o Luciano terá que sair, paciência. Ele faz gols? Ele faz seus gols, menos em jogos importantes, mas faz seus gols. Mas sejamos verdadeiros, um bom armador também faz seus gols. Aliás, a média de gols do Oscar, para citar um exemplo, é um pouco mais alta do que a média de gols do Luciano. A média de assistências é mais alta também. Concluindo, o último time campeão do tricolor não teve Luciano decidindo e nem sendo titular. O acho um bom jogador, mas o acho dispensável se um 10 de verdade vier.
O SPFC precisa definitivamente diminuir sua dívida para se valorizar no mercado e assim virar um foco gigante de investidores de grande porte. O assunto SAF é o futuro de todos os clubes do nosso futebol, assim como está sendo na Europa, a começar pela Inglaterra. O Botafogo era chacota e virou gigante. A próxima é a Portuguesa do Canindé.
Salve o tricolor paulista, a empresa da fé.
Carlito Sampaio Góes