LANCENET.COM
Atacante fez primeiro jogo da carreira no antigo Palestra Itália, pelo Internacional, e marcou um gol em grande atuação. Nesta quarta, pode voltar ao São Paulo
LANCEPRESS! – São Paulo (SP)
Caso entre em campo pelo São Paulo nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, Alexandre Pato certamente sentirá um gostinho especial. Foi no antigo Palestra Itália que o atacante estreou na carreira, pelo time profissional do Internacional.
Com apenas 17 anos na época, em 2006, ele abriu o placar logo a um minuto de jogo e o Colorado goleou o Verdão por 4 a 1 – o primeiro tempo terminou 4 a 0, com os outros gols do Inter marcados por Fernandão, que morreu no ano passado em acidente aéreo, Iarley e Daniel (contra). O jogo foi válido pelo Brasileirão (ver ficha técnica abaixo).
– Fiz o meu papel, ajudei na vitória e isso é o que importa – disse Pato, depois daquela partida histórica, enquanto o técnico Abel Braga pedia para imprensa e torcida terem paciência com o menino.
Pato e o Palestra Itália: a estreia profissional de gala do atacante em 2006
No fim daquele ano, Pato ainda conquistaria o Mundial de Clubes contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Deco, após vitória por 1 a 0, gol de Adriano Gabiru. No ano seguinte, ele foi negociado com o Milan (ITA) por 24 milhões de euros – segunda maior venda na história do futebol brasileiro até então, só superado pelos cerca de 30 milhões de euros do ex-atacante Denilson do São Paulo para o Betis (ESP).
A participação do atacante no duelo desta quarta é provável. Ele se recuperou de uma torção no tornozelo esquerdo, treinou na segunda e nesta terça e tem chances de voltar a ser titular.
Com a palavra, Thiago Salata (editor do LANCE!)
‘Pato, patos e rato no Palestra Itália’
Setorista do Palmeiras na época, assisti in loco o primeiro jogo da carreira profissional de Alexandre Pato, naquela tarde de 26 de novembro de 2006, no Palestra Itália. Um desleal duelo entre o Colorado campeão da América e um dos piores times já montados pelo Alviverde foi representado por Pato contra Marcinho Guerreiro, Dininho e Daniel. O moleque fez o que quis.
O Inter jogou para treinar o time que iria ao Mundial e amassou o Palmeiras, ameaçado de rebaixamento. Pato só precisou de um minuto como profissional para balançar a rede do estádio em que ele pode voltar nesta quarta. Participou de outros dois dos quatro, todos marcados no primeiro tempo. Um baile do menino de 17 anos na casa palmeirense.
Patos sentiram-se os pouco mais de oito mil palmeirenses presentes na época. Houve ameaça de invasão no camarote de Salvador Hugo Palaia, diretor de futebol que não durou muito depois do fim de ano trágico. Só não foi pior porque o Goiás fez 3 a 0 na Ponte Preta, salvando o Verdão do rebaixamento.
“Goiás, Goiás, Goiás!” gritaram os palmeirenses, ainda tontos com o show de Pato. Foi uma tarde daquelas no velho Palestra. Juninho Paulista quase acertou um rato que invadiu o campo, a torcida usou narizes de palhaço… Pato pode não ter virado o fenômeno que se esperava. Mas naquele dia foi fenomenal. Como será agora, caso o são-paulino faça sua estreia no novo Allianz Parque?
(LANCE! do dia seguinte ao show de Pato)
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1X4 INTERNACIONAL
PALMEIRAS: Diego Cavalieri (Sérgio), Paulo Baier, Daniel, Dininho e Marcio Careca (Michael); Marcinho Guerreiro, Wendel, Juninho e Valdivia; Marcinho (Roger Bernardo) e Enilton. T: Jair Picerni
INTERNACIONAL: Clemer, Elder Granja, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Vargas (Fabinho), Wellington Monteiro e Fernandão; Iarley (Renteria) e Alexandre Pato (Adriano). T: Abel Braga
Juiz: Clever Assunção (MG)
Gols: Pato 1’/1T, Fernandão 4’/1T, Daniel (contra) 33’/1T, Iarley 45’/1T e Fabiano Eller (contra) 28’/2T.
Público/Renda: 8.823 pagantes/R$ 142.395
Éstádio: Palestra Itália, São Paulo (SP)
Cartão vermelho: Juninho (9’/2T) e Elder Granja (9’/2T)
Data: 26/11/2006