Palmeiras e São Paulo se enfrentam estremecidos após duelos por reforços

71

GloboEsporte.com

Já imaginou o Palmeiras entrando em campo com Thiago Mendes e Wesley no meio, com um ataque formado por Jonathan Cafu e Alan Kardec? E o São Paulo com Dudu no poderoso setor ofensivo do time? Tudo isso ficou perto de se tornar realidade. Por causa desses jogadores, o Choque-Rei extrapolou as quatro linhas e foi muito acirrado nos bastidores no decorrer dos últimos 12 meses. Essas disputas deixaram a relação entre os rivais bem conturbada. Essa rivalidade entre diretorias ajuda a apimentar o clássico nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), na arena palmeirense, pelo Paulistão.

Thiago Mendes, Cafu, Wesley,Kardec e Dudu (Foto: Reprodução)Thiago Mendes, Cafu, Wesley, Kardec e Dudu: negociações que estremeceram os rivais (Foto: Reprodução)

Tudo começou com a mais “problemática” das negociações: a do atacante Alan Kardec, em abril de 2014. O centroavante, então destaque do Verdão, tratou a renovação por várias semanas com o clube, mas se irritou com a demora e com a postura da diretoria alviverde, que chegou a voltar atrás quando o contrato já estava acertado, tentando diminuir os valores. Ciente da insatisfação do atleta, o São Paulo fez proposta ao Benfica, então dono dos direitos, e logo acertou com Kardec, apresentado em maio.

Essa transação foi a responsável por romper de vez a relação entre os clubes. Os presidentes Paulo Nobre, do Palmeiras, e Carlos Miguel Aidar, do São Paulo, trocaram farpas publicamente, inclusive. Aidar chegou a chamar o adversário de “juvenil”.

Publicidade
Mas isso seria só o começo de uma batalha por vários atletas nos meses seguintes. Ainda no fim do ano passado, o São Paulo levou a melhor novamente, dessa vez pelo volante Thiago Mendes, então no Goiás. O Palmeiras havia se acertado com o Esmeraldino e negociava com o atleta, mas o Tricolor fez uma proposta superior ao jogador e ele acabou optando por assinar com o clube.

Menos de um mês depois, em janeiro, o troco do Alviverde veio em maiores proporções, com a contratação do atacante Dudu. São Paulo e Corinthians disputaram o jogador de todas as formas – ele até chegou a declarar que queria atuar no Alvinegro. Porém, diante das dificuldades impostas pelo Dinamo de Kiev, da Ucrânia, para vendê-lo, o Palmeiras entrou na disputa e, em poucas horas e de forma surpreendente, anunciou a chegada do seu camisa 7, o que gerou euforia nos torcedores, por conta do “chapéu” nos rivais.

A resposta do São Paulo veio três dias depois, ao comprar Jonathan Cafu, da Ponte Preta. O clube alega ter feito uma proposta mas, ao saber da negociação do Palmeiras com o atleta, abriu mão para não entrar em novo leilão com o rival. Porém, após ele ter praticamente tudo acertado com Alviverde, o negócio não deu certo, o Tricolor voltou à disputa e acabou fechando com o reforço.

O último capítulo desse duelo foi neste mês, com o volante Wesley. Ele tinha vínculo com o Verdão até o fim de fevereiro e, internamente, pessoas do clube diziam que já estava acertado com o rival. O São Paulo sempre negou qualquer tipo de acordo com o atleta mas, um dia depois do término do contrato, anunciou a contratação dele, que saiu do Alviverde muito criticado pela torcida.

No jogo desta noite, apenas Dudu será titular. Thiago Mendes, Cafu e Alan Kardec devem começar na reserva do São Paulo, enquanto Wesley ainda não pode estrear.