Título e quase Série B: São Paulo viveu os dois lados após quedas

46

Gazeta Esportiva

A derrota para o Cruzeiro, na quarta-feira, resultou na terceira queda do São Paulo nas oitavas de final da Copa Libertadores. Com dois exemplos distintos na história, fica a dúvida de como será a sequência na temporada em 2015. Na primeira vez que isso aconteceu, o time foi campeão brasileiro. Anos mais tarde, em situação semelhante, o que restou foi lutar contra o rebaixamento à segunda divisão.

Em 2007, depois de vencer o Grêmio no Morumbi (por 1 a 0), a equipe então treinada por Muricy Ramalho foi derrotada por 2 a 0, no Olímpico, e voltou todas as atenções para a competição nacional. Resultado: conquistou seu segundo título consecutivo – o terceiro viria no ano seguinte -, com 15 pontos de vantagem sobre o Santos, vice-campeão.

Seis anos depois, já sob comando de Ney Franco, a queda para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, teve consequência diferente. O treinador seria demitido mais tarde, dando lugar a Paulo Autuori, e o time fez campanha pífia no Brasileiro. Ao final do primeiro turno, estava entre os últimos quatro colocados. Escapou da Série B somente depois que Muricy retornou ao clube.

Publicidade
Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Qual será o caminho do São Paulo? Time foi campeão em 2007, seis anos antes de lutar contra Série B

Em 2015, o trabalho foi iniciado novamente por Muricy, porém está atualmente a cargo do coordenador técnico Milton Cruz, que já amargou a saída precoce do Campeonato Paulista, na semifinal. O adeus precoce também à Libertadores suscita a dúvida se a diretoria retomará as buscas por um treinador de ofício ou o deixará no comando. Por ora, segundo o presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, nada mudará.

O próprio comandante entende que não é preciso mexer no trabalho que tem sido feito. “Acho que não precisa de reformulação. Temos que levantar a cabeça. Temos excelentes jogadores, um excelente plantel. Nessa hora, tem que ter calma e frieza para não cometer injustiça”, falou. “Temos time para seguir bem no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil, na Sul-americana. Não é uma derrota que vai dizer que está excelente ou péssimo. Eu penso dessa forma”.

Na estreia do Brasileiro, o São Paulo derrotou o Flamengo, no Morumbi. O time iniciou com vitória tanto em 2007 quanto em 2013, no entanto. O próximo compromisso será diante da Ponte Preta, em Campinas, no domingo, pela segunda rodada.