Bola com Osorio: dirigente do México espera decisão nos próximos dias

68

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan, Marcelo Prado e André Hernan

Diretor esportivo da Federação Mexicana de Futebol diz que aguarda resposta para sábado e quer novo comandante desde o início das Eliminatórias, em novembro.

Osorio, técnico do São Paulo (Foto: André Durão)

Osorio comanda o São Paulo na noite de quarta-feira, no Maracanã (Foto: André Durão)

Publicidade

A Federação Mexicana de Futebol (Femex) aguarda uma resposta de Juan Carlos Osorio nos próximos dias. O colombiano se garantiu no comando do São Paulo até sábado, quando vai dirigir o time diante do Atlético-PR, às 21h, o Morumbi. Indeciso sobre seu futuro, o treinador terá seu tempo respeitado, segundo o diretor esportivo de seleções Santiago Baños.

– Temos um técnico interino (Ricardo “Tuca” Ferretti), então há algum tempo para negociar e ver as possibilidades que temos. Osorio disse isso ontem (quarta-feira) e vamos esperar até sábado para saber a decisão, se vai rescindir (com o São Paulo) e aí sim formalizar a negociação. É um dos candidatos com quem falamos. A federação tem ele em mente. Até agora, como tem contrato com o São Paulo, não há nada definido. Somos respeitosos e esperamos o tempo do Osorio e do São Paulo para saber qual será a decisão – disse Baños, que mencionou não gostar de manter negociações com treinadores empregados.

Apesar da espera por Osorio, Baños explica que deseja ter o novo comandante trabalhando desde o início das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A estreia do México é no dia 13 de novembro, contra El Salvador, no estádio Azteca.

LEIA TAMBÉM: Dividido entre São Paulo e México, Osorio definirá futuro até segunda

À procura de um substituto para Miguel Herrera, a intenção da seleção é ter o novo treinador definido antes do dia 10 de outubro, quando o México encara a seleção dos Estados Unidos, em jogo para definir uma vaga na Copa das Confederações de 2017. A ideia é que esse profissional esteja nas tribunas do estádio para começar a observar o elenco de perto, o que inviabilizaria que Osorio continuasse no Brasil até o fim do ano.

– A ideia é que o novo técnico comece desde o início do processo das Eliminatórias e a estreia é em novembro. Queremos ter o novo técnico definido até 10 de outubro, porque assim tem mais tempo para ele se preparar para as Eliminatórias de novembro. Ajudaria, porque assim pode começar a ver as partidas e organizando uma ideia da seleção – afirmou Baños.

Queremos um técnico preparado, estudioso, que proponha as partidas e tenha jogo ofensivo, além de equilíbrio entre ataque e defesa. Também precisa ter boa comunicação com jogadores e imprensa. Osorio se encaixa
Santiago Baños, diretor esportivo de seleções do México

Ou seja, se Osorio quiser ter a chance de realizar o sonho de treinar uma seleção de grande porte na Copa do Mundo, terá de sair imediatamente do São Paulo. O convite do México balançou muito o colombiano, que tem 54 anos e estipulou que trabalhará como treinador até os 60. Assim, só teria até a Copa de 2018 para atingir seu grande objetivo.

De acordo com Baños, Osorio se encaixa no perfil de treinador procurado pela Femex. O dirigente também admitiu interesse no argentino Marcelo Bielsa, ex-Olympique de Marselha, mas com menos ênfase.

– Há duas ou três opções. Bielsa era um dos nomes. Tive contato com ele e não se pode descartar nada até fecharmos com um treinador. Queremos um técnico preparado, estudioso, que proponha as partidas e tenha jogo ofensivo, além de equilíbrio entre ataque e defesa. Também precisa ter boa comunicação com jogadores e imprensa. Procuramos esse perfil e o Osorio se encaixa. É um tipo que trabalha muito bem e é estudioso – explicou Baños.

E MAIS: Osorio e diretoria mantêm discursos divergentes; falta de sintonia persiste

O dirigente, por fim, negou a existência de uma reunião com Osorio nesta quinta-feira, informação confirmada por pessoas ligadas à Femex e ao próprio São Paulo. Em relação ao interesse no auxiliar Milton Cruz, Baños disse que aguarda uma decisão definitiva de Osorio para depois se aprofundar em relação à nova comissão técnica.

Dois jornalistas mexicanos chegam ao Brasil nesta sexta-feira para acompanhar o caso.