Tricolor joga pela Libertadores e pode dar título ao Timão ante o Galo

71

GazetaEsportiva.net

Gustavo Aleixo e Tomás Rosolino

Milton Cruz reestreia no comando da equipe e tenta levar o Tricolor à Libertadores (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Milton Cruz reestreia no comando da equipe e tenta levar o Tricolor à Libertadores (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

O São Paulo joga nesta quinta-feira a primeira das últimas quatro partidas de um ano pouco feliz para o torcedor, mas que pode acabar com uma vaga na Libertadores e a perspectiva de um bom 2016. Para isso, precisa começar bem a sequência diante do Atlético-MG, às 22h (de Brasília), pela 35ª rodada do Brasileiro, mas também terá de arcar com um peso: um triunfo, ou até um empate, asseguram o título da competição para o arquirrival Corinthians.

Cientes dessa possibilidade, os tricolores tem evitado falar sobre o assunto. Para eles, o mais importante no momento é se manter na briga por uma vaga entre os quatro primeiros. Hoje o clube tem 53 pontos conquistados e está a apenas um do Santos, quarto colocado. Além disso, com o Peixe na final da Copa do Brasil, existe a possibilidade de o G4 virar um G5, pois os praianos iriam à Libertadores pelo torneio de mata-mata e abririam outra vaga no Nacional.

Publicidade

Além disso, o Tricolor experimenta uma sensação não tão nova na temporada. Contra os mineiros, Milton Cruz reestreia como treinador interino da equipe, após a demissão do técnico Doriva pela nova diretoria. Um dos quatro nomes a treinar o elenco são-paulino em 2015, ele j[a trabalhou com a equipe entre abril e maio, deixando o cargo para a chegada de Osorio. Agora, tem a missão de, mesmo com um time desgovernado pelas trocas no comando técnico e até na presidência, chegar à Libertadores.

Empolgado com a possibilidade de conquistar o feito, Milton vai optar por uma equipe mais voltada à defesa do que as utilizadas por Doriva. Hudson, que havia perdido espaço, retoma a vaga de Wesley e dá mais liberdade a Thiago Mendes. Na lateral esquerda, Carlinhos se recuperou de estiramento na panturrilha esquerda e volta no lugar de Reinaldo. Na frente, Luis Fabiano será o responsável por marcar os gols.

Ao contrário do rival paulista, o Galo já está garantido na disputa da Libertadores do ano que vem, mas isto não quer dizer que o time alvinegro vai entrar em campo descompromissado nesta quinta-feira. De olho numa classificação direta para a fase de grupos da competição continental, o Atlético-MG alcança este objetivo se vencer o São Paulo no Morumbi.

 Substituto de Léo Silva, suspenso, Tiago disputará apenas seu oitavo jogo com a camisa atleticana (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Substituto de Léo Silva, suspenso, Tiago disputará apenas seu oitavo jogo com a camisa atleticana (Foto: Bruno Cantini/CAM)

Além das ambições em termos de Libertadores, o Galo também busca confirmar a segunda colocação do Brasileirão, que renderá aos cofres do clube mineiro uma premiação de R$ 6,3 milhões. Para assegurar o vice-campeonato nacional, basta ao Atlético-MG superar o São Paulo, fora de casa, e torcer por uma derrota do Grêmio, que pega o Fluminense, em Porto Alegre.

“Nós temos nosso objetivo que é a segunda colocação, isso está bem claro. Este jogo pode nos fazer chegar a este objetivo já que estamos a seis pontos (do Grêmio, terceiro colocado). A gente conseguindo uma vitória lá pode nos garantir esta segunda colocação. Mas sabemos que o São Paulo é sempre um adversário difícil na casa deles e uma grande equipe, independentemente da fase ou do treinador que estiver por lá”, destacou o zagueiro Tiago, que substituirá Leonardo Silva, suspenso.

A mudança na dupla de zaga só não será maior, porque Jemerson, que esteve com a Seleção na vitória sobre o Peru, na última terça-feira, se encontrará com a delegação atleticana em São Paulo e deverá ser titular no Morumbi. Por outro lado, Douglas Santos, que também esteve entre os convocados de Dunga, é desfalque, já que o lateral-esquerdo cumprirá suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos, sendo substituído por Patric que atuará improvisado no setor.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X ATLÉTICO-MG

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 19 de novembro de 2015, quinta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Carlinhos; Hudson, Thiago Mendes e Michel Bastos; Ganso e Pato; Luis Fabiano
Técnico: Milton Cruz

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Tiago, Jemerson e Patric; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo, Giovanni Augusto e Luan; Pratto
Técnico: Levir Culpi

1 COMENTÁRIO