UOL
Diego Salgado
Rubens Chiri/saopaulofc.net
Rogério Ceni pediu oportunidade aos goleiros reservas do São Paulo
O São Paulo iniciará, pela primeira vez em 19 anos, uma temporada sem Rogério Ceni como titular da equipe. Em 2016, caberá a Denis ou Renan Ribeiro substituir o ex-goleiro, que se aposentou na última sexta-feira.
Em 2015, os dois tiveram chances de lutar pela vaga. Isso porque Rogério teve problemas físicos, com uma lesão na coxa direito em junho e uma ruptura do ligamento do pé direito, já na reta final da temporada. Dos 69 jogos do São Paulo em 2015, o camisa 1 participou de 51.
Na comparação entre os substitutos, Renan Ribeiro leva a melhor sobre Denis. O goleiro de 25 anos entrou em campo 11 vezes na temporada, em um total de 990 minutos em campo. Ele sofreu 14 gols, com média de 1,27 — ou um gol a cada 70,7 minutos.
Denis, por sua vez, disputou oito partidas pelo São Paulo em 2015 — foram 675 minutos em campo. O time levou 12 gols, com média de 1,5 gol por confronto ou um gol a cada 56,3 minutos.
Os números de Rogério são superiores aos dos dois. O capitão são-paulino levou 47 gols em 51 partidas, em um total de 4.545 minutos. A média de gols sofridos é de 0,92 — ou um gol a cada 96,7 minutos.
Aos 28 anos, Denis terá a chance de voltar a disputar uma partida da Libertadores. O fato se deu pela primeira vez em 2009, nas quartas de final, contra o Cruzeiro. Naquela ocasião, Rogério e Bosco, substituto imediato, estavam lesionados.
Denis, terceiro goleiro à época e provável goleiro titular em 2015, não conseguiu evitar a eliminação são-paulina. O time paulista perdeu por 2 a 0 no Morumbi. No Mineirão, voltou a ser derrotado (2 a 1).
Rogério Ceni fez um apelo à diretoria. Segundo o goleiro, Denis e Renan Ribeiro precisam ter uma chance na equipe titular, sem contratações para a posição. Em 1997, ele ganhou a vaga no time depois de Zetti deixar o São Paulo.
“Tem de ter oportunidade, assim como eu tive. Ele (Denis) tem talento, assim como o Renan (Ribeiro). Isso dificultou a certeza (de que Denis seria titular). Isso mostra que o São Paulo tem dois bons goleiros. Não vejo necessidade de o São Paulo contratar”, disse Rogério em entrevista ao Esporte Espetacular, da Rede Globo, neste domingo.
Em 2016, o São Paulo voltará a disputar a Libertadores. Com Rogério, o clube participou de nove edições da competição e levantou o troféu em 2005, chegando à final no ano seguinte.
Jéferson
Cavalieri, Marcelo Ghroe, Vítor
Renam Ribeiro!!!