“Podem jogar a responsabilidade que quiserem”, diz Lugano antes de estreia

85
GazetaEsportiva – Edoardo Ghirotto
Diego LuganoFoto: Djalma Vassão/Gazeta Press
(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Diego Lugano está pronto para ir a campo e defender novamente as cores do São Paulo. O jogador foi confirmado nessa sexta-feira entre os relacionados para o duelo com o Rio Claro, nesse domingo, no Pacaembu, e afirmou que enfrentará de frente as expectativas e a pressão das arquibancadas. “A torcida verá o melhor Lugano que pode encontrar hoje. Com a mesma fome, o mesmo respeito e a mesma vontade”, disse o ídolo uruguaio, cuja reestreia ocorrerá em um momento delicado para o clube.

Hostilizados pelos torcedores após a derrota por 1 a 0 para o The Strongest, na última quarta-feira, os jogadores que estiveram em campo evitaram manifestações públicas nos últimos dias. Segundo Lugano, as turbulências dos bastidores não influenciarão no futebol que ele mostrará na equipe. “Que [os torcedores] joguem a responsabilidade que quiserem. Não tenho problema com isso. Vim aqui para isso, para assumir a responsabilidade. Não sei se [as expectativas] são reais ou não, aí é diferente. Pode não ser como imaginam, ou pode até ser melhor. Isso o campo dirá”, declarou.

“Vim para ajudar e ser mais um. O coletivo é tudo. Não posso pensar que só a minha presença modificará tanto. Mas se o torcedor quer acreditar, quer colocar essa responsabilidade em mim, então irei à frente para ajudar o São Paulo a conseguir os resultados”, prosseguiu Lugano, que está com 35 anos e acumula vasta bagagem no futebol internacional. Do alto de sua experiência, mas com a humildade de quem não se considera ídolo do clube que o consagrou, o zagueiro já diagnosticou as qualidades e defeitos do elenco tricolor e garantiu à torcida que há entre os jogadores o desejo de dar a volta por cima dentro de campo.

“Não me considero ídolo, sou apenas um jogador representativo. E nenhum jogador sozinho pode mudar a história de um time, seja para o bem ou para o mal. O time não está com a autoestima baixa, só está dolorido por conta dos resultados negativos. Ainda creio que temos um elenco forte, mas não super qualificado. Quando formos campeões e demonstrarmos com resultados, aí poderemos falar de uma equipe de maior qualidade. Hoje estamos em construção e temos de ter a humildade para saber que precisamos melhorar em todos os aspectos. [As derrotas] foram boas para termos a autocrítica. O caminho será difícil, mas nós trabalhamos para alcançar grandes objetivos”, declarou.

Publicidade

Lugano tem treinado há dias com o elenco sem apresentar limitações físicas. Ele conversou com o técnico Edgardo Bauza a respeito de sua condição para iniciar a partida como titular, mas não tornou pública a decisão do treinador para o duelo. Uma atividade na manhã de sábado definirá os 11 jogadores que começarão o jogo, sendo que Bauza já manifestou o interesse de mandar a campo a mesma base que perdeu para o Strongest. Se não entrar como titular, Lugano possivelmente aparecerá em campo no decorrer do confronto.

1 COMENTÁRIO