Desfalcado, San-São tem tabus: Peixe quer manter, Tricolor tenta quebrar

70

globoesporte.com

Santos não perde um clássico na Vila desde 2009, enquanto São Paulo vem de nove jogos sem vitórias sobre os grandes rivais do estado

Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli)

Vila Belmiro é palco do clássico (Foto: Marcos Ribolli)

Santos e São Paulo farão um clássico cheio de desfalques neste domingo, às 18h30, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Paulistão. Mas tabus dos dois lados devem manter acesa a chama da rivalidade entre os dois clubes.

O Santos empatou com o Rio Claro no último domingo e teve a semana toda para se preparar. A dura missão de Dorival Júnior é montar o time sem os convocados Ricardo Oliveira, Gabriel e Lucas Lima, com a Seleção principal, e Thiago Maia e Zeca, com a equipe olímpica. Hora de mostrar que, além de um bom time titular, o Santos também tem elenco.

Publicidade

O Peixe é o primeiro no grupo A, com 22 pontos. A intenção é manter a invencibilidade contra o rival na Vila Belmiro: o Tricolor não ganha na casa santista desde o dia 25 de outubro de 2009, quando venceu por 4 a 3, pelo Brasileirão.

O São Paulo também tem outro tabu negativo: não vence clássicos desde o dia 3 de junho de 2015, quando bateu justamente o Santos, por 3 a 2, no Morumbi, pelo primeiro turno do Brasileirão. Desde então foram nove duelos regionais, com sete derrotas e dois empates. Este ano, já perdeu para Corinthians e Palmeiras. Uma nova derrota para um grande rival pode enervar ainda mais uma equipe que não tem classificação garantida no Brasileirão e tem vida complicada na Libertadores.

O alento ao time foi a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, quarta-feira, no Pacaembu, que serviu para encerrar o jejum de cinco jogos sem vencer. Mas o ambiente do clube segue turbulento, com mudanças no departamento de futebol e cobrança da torcida por melhor rendimento.

O árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza apita o clássico, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis, e Luiz Alberto Andrini Nogueira. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil, e o GloboEsporte.com acompanha todos os lances, em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Santos: o técnico Dorival Júnior não mostrou a equipe que será titular contra o São Paulo. O treinador disse, em entrevista coletiva na última sexta-feira, que ainda não havia definido a escalação. O Santos deve entrar em campo com: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Caju; Alison (Léo Cittadini, Vitor Bueno e Ronaldo Mendes), Renato, Serginho e Rafael Longuine (Patito Rodriguez); Paulinho e Joel.

São Paulo: o técnico Edgardo Bauza esboçou o São Paulo com duas mudanças em relação ao time que bateu o Botafogo, por 1 a 0, quarta-feira, no Pacaembu: Ganso (suspenso) e Caramelo deixaram a equipe, para as entradas de Thiago Mendes e Centurión. O time provável é o seguinte: Denis; Bruno, Maicon, Lugano e Carlinhos; João Schmidt, Hudson e Thiago Mendes; Centurión e Daniel; Calleri.

header_quem_esta_fora_690 (Foto: Reprodução)

Santos: Ricardo Oliveira e Lucas Lima, com a Seleção, e Thiago Maia, Zeca e Gabriel, com a equipe olímpica.

São Paulo: Ganso (suspenso), Lyanco (seleção da Sérvia Sub-19), Rodrigo Caio (seleção brasileira olímpica), Mena (seleção chilena), Wesley e Rogério (ambos com lesões musculares), Wilder (contratura na coxa esquerda), Renan Ribeiro (recupera-se de cirurgia de apendicite), Breno (tendinite no joelho direito) e Michel Bastos (em recuperação física).

header pendurados 690 (Foto: arte esporte)

Santos: Elano, Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo.

São Paulo: Mena, Maicon e Alan Kardec.