Calleri motiva The Strongest, e goleiro promete “carícias” dos defensores

234

globoesporte.com

Marcelo Hazan

Bolivianos se incomodam com declaração de argentino sobre evitar duelo entre São Paulo e Boca Juniors nas oitavas. “Causou mal-estar ao time”, diz Daniel Vaca

Daniel Vaca The Strongest (Foto: Marcelo Hazan)

Vaca, goleiro do The Strongest, admite motivação por declaração de Calleri (Foto: Marcelo Hazan)

Jonathan Calleri foi o jogador do São Paulo mais comentado nos dias de preparação do The Strongest para o duelo decisivo desta quinta-feira, no estádio Hernando Siles, em La Paz. E não por conta dos 11 gols do artilheiro do Tricolor no ano. A declaração do argentino de que gostaria de evitar um possível embate nas oitavas de final com o Boca Juniors, ex-clube com o qual tem grande identificação, foi recebida como desrespeito pelo elenco boliviano.

Publicidade

O zagueiro Luis Maldonado, cujo objetivo é “arrancar a cabeça do São Paulo”, e o lateral-direito Diego Bejarano mostraram incômodo com a declaração. Leitura parecida com a do goleiro Daniel Vaca. Pessoalmente, o experiente atleta de 37 anos disse não ter se irritado, mas admitiu motivação a mais.

São Paulo x The Strongest Calleri (Foto: Marcos Ribolli)Calleri em ação contra o The Strongest: argentino do São Paulo sofrerá marcação dura (Foto: Marcos Ribolli)

– Ele disse que não quer enfrentar o Boca, então está passando por cima de nós antes de jogar a partida. A mim causou risos, mas aos companheiros, não. Causou mal-estar ao time. Ele (Calleri) é um jogador jovem e no momento de impulso acaba falando algumas coisas, mas o respeito prevalece. Sempre respeitamos todos times, grandes ou pequenos. No campo são 11 contra 11. Inconscientemente dá uma motivação à parte ao jogo. Alguns jogadores vão o “acariciar” um pouco (risos). Faz parte do futebol. Estamos tranquilos. Queremos fazer um bom jogo – afirmou.

Ele disse que não quer enfrentar o Boca, então está passando por cima de nós antes de jogar a partida (…) alguns jogadores vão o “acariciar” um pouco (risos)
Daniel Vaca, goleiro do The Strongest, sobre Calleri, do São Paulo

No The Strongest desde 2010, Vaca participou da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no dia 4 de abril de 2013, quando Rogério Ceni fez de pênalti o gol brasileiro. Prestes a se aposentar da seleção boliviana, ele explica como a altitude de 3.600 metros atrapalha os goleiros rivais e dá a receita para bater o Tricolor.

– A velocidade da bola é muito diferente. Tem de estar muito atento. O campo estará rápido. Precisamos de muita tranquilidade e paciência. Enfrentaremos um grande, de muita “jerarquia” (algo como jogadores de protagonismo, decisivos) e de poder econômico. Nada é impossível. Nós os enfrentamos uma vez (vitória por 1 a 0 no Pacaembu). Não queremos deixar passar essa oportunidade. Temos que estar organizados defensivamente e atentos aos jogadores rápidos do São Paulo. Além da parte tática, o amor e a garra precisam aparecer. Temos de jogar pelos lados e estar agrupados – afirmou.

Daniel Vaca The Strongest (Foto: Marcelo Hazan)
Daniel Vaca se diverte em treino do The Strongest, em La Paz (Foto: Marcelo Hazan)

Com novo técnico contratado às vésperas do jogo, o The Strongest será dirigido conjuntamente por Sergio Oscar Luna e César Farías, que sequer treinou a equipe. O substituto de Mauricio Soria desembarcou em La Paz na tarde da última quarta-feira, quando foi apresentado, e depois apenas conversou com os jogadores. A mudança no momento crucial da Libertadores foi um “golpe duro”, na visão de Vaca.

O duelo desta quinta-feira será disputado nos 3.600 metros de altitude de La Paz. Os brasileiros precisam de uma vitória ou de um empate para se classificarem na Libertadores. Uma derrota deixará o time eliminado. O GloboEsporte.com vai acompanhar tudo em Tempo Real.