Por Rubens Chiri/saopaulofc.net
Para encarar o primeiro clássico no Morumbi em 2016, o Tricolor contará com um ‘reforço’ experiente e que conhece bem o adversário deste final de semana: o zagueiro Lugano. O uruguaio jamais perdeu um clássico para o Palmeiras. Em oito jogos na sua primeira passagem pelo clube, foram seis vitórias e apenas dois empates – o camisa 5 não atuou no Choque-Rei do Campeonato Paulista deste ano, que terminou com triunfo do rival por 2 a 0, no Pacaembu.
Preservado por Edgardo Bauza no confronto com o Coritiba (1 x 1) na última quarta-feira (25), no Estádio Couto Pereira, o defensor seguiu a programação da comissão técnica e agora vive a expectativa de ser relacionado contra os palmeirenses. Lugano, aliás, costuma ter bom retrospecto diante dos arquirrivais do Tricolor e nunca escondeu a sua gana pelos grandes – e disputados – jogos. Na atual temporada, o atleta teve a oportunidade de atuar apenas uma vez em clássico: no dia 27 de março, na Vila Belmiro, pelo estadual, quando o São Paulo arrancou o empate por 1 a 1 com o Santos.
Vale lembrar que o Tricolor terá dois distintos tabus em jogo – além dos três pontos em disputa pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro – que darão ainda mais importância ao Choque-Rei deste final de semana: defender a sua hegemonia diante dos palmeirenses no Estádio Cícero Pompeu de Toledo e buscar a primeira vitória sobre os arquirrivais em 2016.A última vitória do São Paulo em clássicos foi contra o Santos no dia três de junho de 2015, por 3 a 2, no Morumbi, pela competição nacional.
Desde então foram dez jogos, com três empates e sete derrotas. E se o histórico recente mostra que o time são-paulino não tem vida fácil diante dos tradicionais adversários, os números no Morumbi contra os palmeirenses devolvem a força ao clube. Em seus domínios, o Tricolor não perde do Palmeiras há mais de 14 anos: 22 jogos, com 13 vitórias e nove empates. O último revés foi no dia 20 de março de 2002, por 4 a 2, pelo Torneio Rio-SP.