Lugano e o reencontro com o Morumbi em noite de Libertadores

97

SãoPaulo.F.C

Érico Leonan

Após aproximadamente dez anos, uruguaio pôde atuar novamente pelo Tricolor no torneio que conhece tão bem

9220.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Aos 28 minutos do segundo tempo, com dores musculares, o zagueiro Maicon teve que deixar o gramado durante a partida com o Atlético-MG (1 x 0) na noite da última quarta-feira (11) e deu lugar ao experiente Lugano. Ter a oportunidade de entrar no duelo de ida das quartas de final da Libertadores marcou o reencontro do uruguaio com o Morumbi no torneio que conhece tão bem. A última atuação do camisa 5, no Cícero Pompeu de Toledo pela competição sul-americana, tinha sido na decisão da edição de 2006 contra o Internacional.

Publicidade

Depois do embate com os gaúchos, o jogador seguiu para o futebol europeu e no seu retorno ao Tricolor ainda não tinha tido a chance de jogar diante da torcida são-paulina em casa – ficou no banco de reservas apenas antes do jogo com os mineiros. Quando entrou em campo, na vaga do lesionado companheiro, o defensor foi ovacionado pelos torcedores e ao lado de Rodrigo Caio atuou firme na vaga para conter as descidas dos visitantes, que buscaram o empate nos instantes finais.

“Foi um jogo dificílimo, e o primeiro tempo foi com a cara da Libertadores: disputado e muito pegado. Mas o nosso time teve um rendimento bom e soube, com tranquilidade, conquistar a importante vitória. Claro, tem muita coisa ainda, mas vamos levar a vantagem para a partida de volta. O Atlético tem uma grande equipe, mas nós temos condições de tentar administrar essa vantagem”, avaliou DIO5, que ao lado dos companheiros lutou para assegurar o triunfo.

Com o importante resultado na capital paulista, o São Paulo ganhou o direito de atuar pelo empate para seguir adiante na competição sul-americana. Em caso de derrota por 1 a 0, a decisão será nas penalidades máximas. Mesmo em caso de triunfo dos mineiros por 2 a 1, 3 a 2 e/ou 4 x 3, a vaga será dos paulistas. Antes de visitar os atleticanos, porém, o Tricolor terá a estreia no Campeonato Brasileiro pela frente: no final de semana, a equipe visitará o Botafogo pela rodada de abertura do torneio nacional.

Vale lembrar que um dos momentos mais marcantes na carreira de Lugano foi em noite de Libertadores, no Morumbi. No dia 14 de julho de 2005, o uruguaio esteve presente na goleada sobre o Atlético-PR por 4 a 0 que rendeu ao Tricolor a conquista da terceira taça da Libertadores da América. Em um time que marcou época no São Paulo e está eternizado na história do clube, o camisa 5 fez bonito e se tornou um dos grandes ídolos da equipe!